Geralmente a medição peniana está atrelada a comparação frequente entre homens e seus pênis. Em algumas situações é comum que o órgão diminua, como, por exemplo, após cirurgias ortopédicas no quadril, cirurgias de próstata, implante de prótese peniana, pacientes com sondagens, entre outros.

No entanto, se você não se enquadra em nenhuma das condições apresentadas acima, provavelmente o comprimento do seu pênis está na média.

Essa prática continua importante, pois pode gerar autoconhecimento e confiança. Porém, devido à quantidade de desinformação presente na Internet, é fundamental saber como medir o pênis corretamente. Portanto, hoje ensinarei você a medir da forma certa com um passo a passo. Vamos lá?

Qual o melhor método para medir meu pênis?

Apesar de existirem vários tutoriais online de como fazer a medição peniana, é importante ter em mente que existem várias maneiras de realizá-la e nem todas são corretas.

Portanto, certifique-se que seu método inclua somente a medição do seu pênis quando ereto, assim como da circunferência.

Vale ressaltar que em consultas, dificilmente o médico aceitará as medidas ditas pelo paciente, devendo fazer sua própria medição.

Confira também nosso guia do desenvolvimento do pênis e a média peniana. 

Como medir o pênis: passo a passo

Agora que você já sabe qual método é mais indicado para medir, vamos para o passo a passo de como medir o pênis corretamente.

1. Escolha um ambiente com temperatura neutra

A temperatura tem uma grande influência sobre o órgão sexual masculino, tendendo a encolher em dias frios e a ficarem em seus tamanhos originais no calor. Portanto, antes mesmo de começar, vá para um ambiente em que esteja com uma temperatura neutra entre 23 e 25 graus.

2. Use uma fita métrica ou régua

Com o pênis flácido no ângulo de 90°, use uma régua para conferir as medidas do seu pênis, lembrando de manter na posição horizontal. Caso seja medido com o órgão ereto, é importante estar posicionado em 120º. Para medir a circunferência, é indicado o uso de uma fita métrica, devido a sua maleabilidade.

Um dos maiores equívocos é pensar que pelo simples fato dele estar ereto, automaticamente ele será maior. Geralmente, o pênis em ambos estados possuem as mesmas medidas, sendo o ideal realizar a medição sempre com ele em repouso.

Imagem ilustrativa de um homem medindo o pênis

3. Comece pela base

Coloque o início da fita métrica na base do seu pênis, podendo ir além dos pelos pubianos, e a estique até a ponta da glande. Realize essa ação esticando no ângulo de 90º em seu estado de repouso.

4. Confira também sua circunferência

Após finalizar a medição do comprimento, pegue a fita e a enrole ao redor do seu pênis. As medidas também podem ser realizadas com ele ereto e flácido, sendo necessário realizar em três regiões, sendo elas a base, no terço médio e perto da glande.

Por que é importante fazer a medição do pênis?

Muitos homens tendem a querer aprender a como medir o pênis, por acreditarem que o tamanho seja abaixo do normal. Entretanto, na maioria das vezes, as suas dimensões estão na média. Portanto, a medição se torna uma forma de reduzir a visão distorcida que você tem a respeito do seu órgão sexual.

Essa ação também gera autoconhecimento do corpo masculino, favorecendo na construção emocional do indivíduo, sendo um fator determinante para o empoderamento nas relações sexuais.

Além disso, essa informação é útil para quando você precisa comprar preservativos, visto que saber as medidas podem facilitar na hora de escolher o preservativo, afinal, utilizar o produto correto traz mais conforto e segurança.

O conhecimento da linha de crescimento é importante também, principalmente para pais, pois seus filhos devem acompanhar esse critério. Caso não aconteça, o ideal é procurar um profissional especializado para analisar a situação e solicitar tratamento.

Apesar de muitos homens se preocuparem com as medições do pênis, vale ressaltar que a partir dos 50 anos, ele começa a diminuir e modificar a força erétil, sendo essas mudanças algo natural de acontecer.

Leia também: “Quero aumentar meu pênis” e agora? O que fazer?

Quais os tamanhos médios do pênis?

Sabemos que nenhum corpo é igual, sendo normal encontrar variações nos tamanhos. No entanto, é importante citar que as dimensões médias do pênis brasileiro estão entre 10,5 cm e 17,5 cm.

Em relação ao comprimento de um órgão sexual masculino de um adulto, os resultados podem variar de 4 a 6 cm com ele flácido e de 12 a 15 cm com ele ereto.

Sabendo que o conceito do que é grande e pequeno pode variar de pessoa para pessoa, é importante saber que o que você pode considerar como menor, pode muitas vezes ser considerado um comprimento normal.

Para te auxiliar nisso, recomendo que faça um teste pelo Qualtrics para entender melhor as medidas.

Esperamos que tenha gostado de aprender a como medir o pênis corretamente. Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre aumento peniano e até a próxima!

Leia também:

Engrossamento Peniano

Cirurgia para Aumento Peniano

Quanto Custa a Cirurgia de Aumento Peniano?

Galeria de Fotos: Testemunhe a evolução dos pacientes