Quando pesquisamos sobre o desenvolvimento do pênis, é muito fácil encontrar reportagens abordando como o tamanho peniano vem crescendo com as décadas. Acontece que, infelizmente, não é bem assim.

Pensando em oferecer conteúdo realmente verdadeiro e de qualidade para você, preparei esse conteúdo completo com informações sobre as pesquisas e sobre outras dúvidas comuns relacionadas ao crescimento peniano.

Siga a leitura!

SUMÁRIO

É verdade que o tamanho médio do pênis vem aumentando com as décadas?
– Qual é a média mundial do pênis
– Como saber se o tamanho do pênis é normal?
– Até que idade o pênis pode crescer?
– Seu pênis pode não crescer muito porque você se masturba demais?
– É verdade que o pênis só cresce na adolescência?
– Meninos da mesma idade podem ter pênis de tamanhos diferentes?
– O pênis do seu filho tem que ser do mesmo tamanho do pai e dos irmãos?
– É verdade que alguns pênis crescem tortos?
– Quando devo me preocupar com o tamanho do pênis?
– Quais as principais causas de pênis pequeno?
– Existe tratamento para aumentar o tamanho do pênis?

É verdade que o tamanho médio do pênis vem aumentando com as décadas?

Existem algumas pesquisas, hoje em dia, que abordam justamente esse crescimento do pênis ao longo das décadas, entretanto, diferente do que se encontra nos jornais por aí, isso não é exatamente comprovado.

Existem, várias pesquisas sobre o assunto. “Evidence for Penile Size Invariance Across Races and Invariance Across Time” de Brody e Weiss, publicado no Archives of Sexual Behavior em 2010, analisou dados de 1.661 homens examinados em um centro médico militar dos EUA entre 1985 e 2000.

Nela, não foi possível tirar nenhuma conclusão sobre o possível aumento em relação às outras décadas.

O artigo “A Systematic Review and Construction of Nomograms for Flaccid and Erect Penis Length and Circumference in up to 15,521 Men” de Veale et al, publicado no BJU International em 2015, também fez um tipo de análise semelhante. Foram analisados 20 estudos realizados em mais de 15.000 homens.

Nele, foi possível tirar uma média do tamanho peniano, mas havia grande variação. Não foi possível concluir nenhum aumento em comparação a outras décadas.

Por fim, o mais comentado nos jornais é o artigo publicado na revista científica The World Journal of Men’s Health de 2021: “Global Trends in Penile Size: A Systematic Review and Meta-regression Analysis”. Foram analisados dados de 17 estudos anteriores sobre o tamanho peniano ao longo dos anos.

O resultado, na prática, foi de apenas 1-2mm de diferença, o que não faz muita diferença a olho nu. Sem contar que o estudo era extremamente limitado, por ter poucos dados para serem analisados.

Então, infelizmente, não há nenhuma comprovação científica de que realmente o pênis vem aumentando com as décadas.

Qual é a média mundial do pênis?

Segundo a revisão sistemática e meta-análise publicada no periódico científico British Journal of Urology International em 2015, a média mundial do pênis ereto é de 13,12 cm, podendo variar em média 1,66 cm para mais ou para menos.

Como saber se o tamanho do pênis é normal?

Isso apenas um profissional especializado, como pediatra, urologista, cirurgião infantil e endocrinologista, pode dizer se o desenvolvimento do pênis está normal ou não.

Como você deve saber, existe uma diferença entre o falo ser pequeno e a pessoa ter um micropênis. Afinal, esse segundo é um problema hormonal.

Entretanto, por vários motivos — em destaque a dismorfia causada pela pornografia — muitas pessoas podem confundir um falo de tamanho normal, com um pequeno.

Por isso, é necessário estudar gráficos de crescimento do garoto, nível hormonal e alguns outros fatores para dizer se o tamanho está normal ou não, bem como saber medir o pênis de forma correta.

Até que idade o pênis pode crescer?

Depende de quando o indivíduo começou a se desenvolver fisicamente. Por exemplo, garotos que tiveram o desenvolvimento mais tarde, costumam crescer o pênis até os 17 ou 18 anos. Já para aqueles que começaram mais cedo, também acaba mais cedo, normalmente com 15 ou 16 anos.

Depois dessa época, é possível o pênis continuar crescendo, mas em quantidades pequenas e de pouca diferença a olho nu. No Brasil, a linha seguida de forma acadêmica, é aguardar até os 19 anos para se tomar uma conduta cirúrgica em casos de pênis pequeno.

Curva de Crescimento Peniano por idade

O micropênis não é só um pênis pequeno, mas extremamente pequeno, abaixo de 10 cm e que vem acompanhado de outras alterações anatômicas na região, como por exemplo, hipospadia, alterações do tecido albugínea e redução do volume de tecido erétil.

Seu pênis pode não crescer muito porque você se masturba demais?

Isso é mito. A masturbação não tem nenhum efeito direto no tamanho do falo. Ressalto que, mesmo sem ter nenhuma relação com o aumento peniano, o ato de se tocar é completamente normal do ser humano. No último mês da gestação, o feto já faz movimentos masturbatórios nos momentos em que ele expressa vitalidade, considerada por alguns autores como forma de prazer.

É verdade que o pênis só cresce na adolescência?

Não. Existem quatro etapas do crescimento peniano. A primeira é durante a gestação, quando ele cresce pela primeira vez, depois é entre 0 a 3 anos, quando aumentam até uma média de 6,2 cm.

Dos 3 aos 11 anos há um crescimento médio de 1,5 cm do tamanho anterior, e por fim tem a última fase, que acontece dos 11 até uns 18 anos, quando atingem o tamanho de um pênis adulto.

Meninos da mesma idade podem ter pênis de tamanhos diferentes?

Sim, afinal o tamanho do falo é majoritariamente definido pela genética, junto de hábitos alimentares e saúde. Então, dois meninos de genéticas completamente diferentes, podem ter tamanhos de pênis diferentes.

O pênis do seu filho tem que ser do mesmo tamanho do pai e dos irmãos?

Pode ser do mesmo tamanho, mas não necessariamente será. Isso ocorre porque o desenvolvimento do pênis é relacionado à genética (plasticidade dos receptores hormonais, estimulo de produção de hormônios adequados e tecido glandular presente e funcional), sendo influenciado por diversos aspectos, características essas que podem ser puxadas da linhagem da mãe ou do pai.

Pode-se observar que, em uma mesma família, podem ter um “estirão” diferente entre si, gerando um crescimento de tamanho e volume do pênis diferenciado.

É muito interessante que, muitos pacientes já na vida adulta se recordam nessa diferença que pode ocorrer na adolescência e que isso traz a síndrome do pênis fantasma — o fazendo acreditar que seu pênis é menor do que a realidade.

Quando há um impacto da dessemelhança, há uma crise estética inconsciente que leva o indivíduo ao sofrimento, aí inicia-se a dismorfofobia (quando o individuo tem um pênis de tamanho e volume normal, porém acha-se e sente-se como incapaz, inadequado e pouco suficiente em relação ao tamanho do pênis). Ou seja, o adulto fica preso e imobilizado pelo imaginário daquele pênis adolescente.

É verdade que alguns pênis crescem tortos?

Sim, é verdade que alguns pênis crescem com desvios para direita ou esquerda, este fato se chama curvatura congênita do pênis. Essa alteração anatômica não deve causar dor e não tem placa de fibrose, diferente da doença de Peyronie.

Pode, sim, trazer angústia ao paciente no sentido estético, e quando muito curvado, há a dificuldade na penetração. Caso esses sintomas apareçam, procure um médico especializado.

Quando devo me preocupar com o tamanho do pênis?

Se houver dúvidas sobre o tamanho do pênis, é sempre bom consultar um profissional especializado, pois apenas ele saberá te dizer quanto é um tamanho “preocupante”.

Mas você pode ficar de olho por meio do histórico, por exemplo: prematuridade, alguns medicamentos que podem alterar a evolução do crescimento do pênis, histórico familiar e doenças endócrinas.

Se você acha que falo é muito pequeno e tem alguns desses tópicos no seu histórico, é importante consultar um profissional.

Caso, mesmo ao descobrir que seu pênis está em um tamanho normal, você ainda estiver insatisfeito pela questão estética, há a possibilidade das cirurgias de aumento peniano.

Quais as principais causas de pênis pequeno?

A causa principal para o pênis pequeno é a questão hormonal. Por exemplo, ele pode ser causado por hipogonadismo primário e secundário, ou por um simples déficit de testosterona durante a gestação.

Existe tratamento para aumentar o tamanho do pênis?

Sim e não.

Existem, sim, cirurgias que você pode fazer para ter o aumento peniano possível, ou até mesmo o engrossamento do pênis.

Não, em especial as promessas como “cresça 7 centímetros em uma semana”, “use […] e tenha um pênis maior”, “pomada […] para engrossar o seu pênis” “método rápido e eficaz para aumento peniano”, “aprenda como aumentar o pênis naturalmente”, “aumento peniano caseiro” ou alternativo. Não aconselhamos nenhum desses métodos ou produtos.

Os hormônios para crescimento peniano apenas funcionam em jovens ainda em fase de crescimento e que possuem déficit de hormônios relacionados ao pênis.

Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre o desenvolvimento do pênis?

Espero que sim, mas qualquer coisa, pode comentar abaixo que tentarei te responder o quanto antes. Confira também meu conteúdo sobre É possível aumentar o pênis? Sim, mas com os procedimentos certos e até a próxima!

Leituras sugeridas:

Curvatura peniana

Medicamento para aumento peniano

Engrossamento Peniano