Com a popularização, há também o aumento de profissionais não especializados vendendo esses procedimentos e deixando-os com má reputação para o público geral.

Por isso, hoje resolvi explicar como e quando a Faloplastia é segura e esclarecer os principais desentendimentos sobre o assunto. Siga a leitura:

Faloplastia é seguro?

Sim, realizar Faloplastia é seguro, mas apenas quando é feita por um médico especializado, como urologistas, cirurgiões plásticos, ou médicos com especialização na sexualidade humana (genitálias).

Entretanto, todo procedimento cirúrgico é passível de complicações, erros e situações pós-operatórias.

O paciente também possui suas obrigações a cumprir para que se tenha o resultado. Essas devem ser explicadas antes da cirurgia, sendo obrigação do médico checar o entendimento pelo paciente Esses fatores são essenciais para o resultado poder ser o mais positivo e assertivo.

O aumento de comprimento peniano é uma cirurgia invasiva, que mexe diretamente com ligamentos suspensores do pênis, enquanto o engrossamento é realizado entre o subcutâneo e a região do corpo cavernoso. Ambos são, sim, seguros quando levamos em conta os três ‘P’s:

  1. Paciente: quem é esse paciente, porque ele deseja fazer o procedimento e quais são suas expectativas;
  2. Produto: qual produto, concentração e quantidade será utilizada;
  3. Profissional: quem é esse profissional e quanto é o seu conhecimento na área.

Por isso, lembre-se de estudar bem antes de realizar qualquer procedimento peniano, sempre observando quais cursos e especializações foram realizadas por seu profissional de saúde (confira, de preferência, a carga horária).

Quem pode conduzir esse procedimento?

Como mencionei acima, apenas um médico especializado na área deve realizar esse procedimento (faloplastia). Isso acontece porque o ato médico exige responsabilidades legais.

Quando um não-médico, como enfermeiro, biomédico, esteticista, etc, realiza esse procedimento, ele não está respondendo a uma responsabilidade legal, como médico.

E também não possui o respaldo técnico para tratar as possíveis complicações de sua realização. Além, é claro, de não possuir o conhecimento clínico médico necessário para lidar com as intercorrências na prática, como um médico.

Entenda, os profissionais mencionados acima podem ser, sim, excelentes em suas funções, mas não devem performar procedimentos que não são responsabilidade de sua área, pelo simples fato de não ter a formação adequada para isso.

Por outro lado, não se sabe ainda quais as leis que abrangem a possibilidade de outros profissionais, como dentistas, biomédicos, e enfermeiros realizarem os procedimentos de bioplastia (engrossamento peniano), como vem sendo explicitamente demonstrado nas redes sociais, como TikTok, Instagram, etc.

Quando recorrer ao aumento ou engrossamento peniano?

Mencionei anteriormente que o paciente é um ponto-chave no procedimento, certo?

Isso acontece porque muitas pessoas buscam esse tratamento por ouvirem de alguém, visto uma notícia ou encontrado sobre o assunto nas redes sociais, buscando apenas objetivos estéticos ilusórios ou fúteis.

Alguns por puro desejo e outros por estarem com visões deturpadas sobre seu corpo devido à pornografia.

Em casos assim, um bom profissional não permitirá que a cirurgia aconteça, porque mesmo que o engrossamento possa ser feito e a faloplastia seja segura, ainda são procedimentos complexos, com riscos à saúde do paciente, e em alguns casos até possibilidade de morta, como aconteceu na França (2020), e também demoram para dar resultado.

O homem que precisa mesmo passar por tudo isso é aquele que de fato possui alguma condição grave e comprometedora, como micropênis, pênis embutido, pênis retrátil, etc.

É indispensável entender a real necessidade, se realmente é possível chegar no resultado esperado pelo cliente e, principalmente, se ele está realmente disposto a esperar os resultados, afinal, eles são realmente vistos entre 5 a 8 meses.

Quais são os resultados esperados na faloplastia?

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, mas costuma ser de 1 a 5 centímetros em repouso e 1 a 3 centímetros em ereção.

Lembre-se de sempre desconfiar quando ouvir uma promessa de resultado rápido! O resultado real da faloplastia se dá após oito meses se o paciente usar o extensor peniano 8 horas por dia e a bomba a vácuo 10 minutos diariamente.

O imediatismo é preocupante e prejudica a harmonização do pênis.

Vale mencionar também que não há garantia de que realmente haverá o crescimento, pois esse resultado depende de inúmeros fatores, incluindo o corpo de cada paciente.

Qual é o preço médio da faloplastia?

É complicado definir um padrão para o valor da faloplastia porque depende de ano, região, profissional, produto e caso específico do paciente. No caso do engrossamento peniano, é essencial buscar saber qual a qualidade e quantidade do produto que será utilizado.

Por exemplo, não necessariamente a opção mais cara é a melhor, tal como a mais barata não necessariamente é ruim, mas você sempre deve estar atento e buscar opções e concentrações especializadas para a região peniana e aprovadas pela ANVISA.

Deixo como exemplo “produtos” como Urofill, que, apesar de muito famoso, não possui a liberação adequada e, por questões de segurança do paciente, deve ser evitado* (informação de dezembro de 2022).

É desconhecido a procedência e fabricante do ácido hialurônico da técnica do Urofill registrada nos EUA. No Brasil existe extensa propaganda médica sobre essa marca.

Com isso, finalizo reafirmando que sim, faloplastia é seguro, caso seja feito de maneira profissional e correta. Restou alguma dúvida? Comente abaixo, pois vou te responder assim que possível! Até a próxima.

Leituras sugeridas:

Aumento do saco escrotal

Curvatura peniana