Assim como as pessoas são diferentes umas das outras, cada pênis é único e não existe um formato, tamanho ou espessura considerados padrão entre os homens.

Mesmo sabendo disso, comparações acontecem desde cedo e é normal que a pressão estética afete a autoestima masculina, aumentando a insatisfação pessoal.

Mas e você, sabia que existem diferentes tipos de pênis? Sabe qual é o seu? Para ficar mais fácil identificar e entender a diferença entre eles, preparei este conteúdo, siga a leitura!

Quais são os tipos de pênis?

Quando separamos os tipos de pênis, estamos fazendo-o com base na angulação e proporção entre as partes (base, corpo e glande). Também deixei abaixo algumas características de cada um e quais são os traços que trazem mais prazer/vantagem quando o assunto é relação sexual:

Pênis reto

O pênis considerado reto é aquele que não tem mudanças da base até a glande, região superior e a mais sensível do pênis. Também não apresenta angulações quando está ereto.

Em relação ao tamanho, ele pode ter as seguintes variações:

  • Mais fino e menor;
  • Mais fino e maior;
  • Mais grosso e maior;
  • Mais grosso e menor.

A vantagem na prática sexual é proporcionar uma uniformidade na pressão durante a penetração, proporcionando uma experiência mais consistente para a outra pessoa.

Pênis de base maior e glande estreita

Já esse tipo de pênis é aquele que começa mais grosso e vai afinando conforme se aproxima da glande. Devido à parte superior mais afinada, costuma fazer com que a penetração seja mais fácil.

Pênis de base mais estreita que a glande

Ao contrário do pênis com a base maior e glande estreita, nesse tipo, ele fica mais grosso ao se aproximar da glande.

Enquanto o anterior facilita a penetração, esse pode ser mais fácil de mantê-la, devido à base mais fina, sem contar que, por a glande ser maior, é possível proporcionar uma sensação diferente para a pessoa.

Pênis curvo

Fácil de ser identificado, o pênis curvo possui algum tipo de angulação (para os lados, para baixo ou para cima). Dependendo da direção da curva, um pênis curvo pode estimular áreas específicas da vagina, o que pode ser bastante interessante para a sua parceira.

Nesse caso, é importante entender que não é normal sentir dor ou desconforto por causa dessa curvatura, nem uma angulação maior do que 30º.

Caso perceba um desses sintomas, é necessário passar por um profissional para saber se estamos tratando da Doença de Peyronie, responsável por causar essa curvatura no pênis.

Tipos de elasticidade de pênis

Além das mudanças de angulação e proporção, existem também diferenças na elasticidade do pênis, que pode ser divida em dois tipos:

  • Grower (aquele que cresce): o termo popular nos EUA, refere-se ao pênis que, quando flácido, apresenta um comprimento e ao ficar ereto vai aumentando, ficando totalmente diferente;
  • Shower (aquele que se apresenta): esse tipo de pênis é aquele que não tem mudanças estando flácido ou ereto e, mesmo que tenha diferença, será quase imperceptível.

Apesar das diferenças, os dois tipos não interferem no tamanho do pênis, porque a medição considerada é a feita quando ele está ereto. E, nessa parte, não há mudanças entre os dois. Sendo assim, não há nenhuma vantagem em se ter especificamente um deles.

Confira também: guia de como medir corretamente o pênis.

Qual tipo de pênis traz mais prazer?

O prazer também é algo singular e pode ser estimulado de diferentes maneiras, por isso, o tamanho ou formato do pênis não consegue necessariamente interferir.

No caso das mulheres, é normal que sintam mais prazer e cheguem ao orgasmo apenas com estímulos orais e externos, já que os principais pontos de prazer femininos ficam na entrada ou no externo da vulva. Ou seja, se torna um ponto positivo já que isso não dependerá do pênis.

Qual tamanho do pênis é considerado ideal?

Todos os tipos de pênis podem vir em diferentes tamanhos, e esse também é um assunto importante. O tamanho do pênis muda de lugar para lugar, por isso, cada país possui as próprias médias definidas.

No Brasil, com base nos resultados da pesquisa realizada pelo Jornal da Pediatria, o comprimento médio do órgão masculino varia entre 14,2 cm e 15,7 cm quando ereto.

Sendo que é considerado um tamanho normal o membro que possui de 13 cm até 15 cm. Ainda sobre esse assunto, temos o micropênis, nome dado quando o comprimento esticado, estando flácido, é abaixo do padrão em no mínimo 2,5 cm, para a faixa etária do homem.

Esse diagnóstico precisa ser feito a partir de uma consulta médica com um profissional de confiança e experiente.

Como reverter o micropênis?

A boa notícia é que já existem tratamentos para ter um ganho em relação ao tamanho do pênis. Mas cuidado, porque o mercado apresenta “soluções milagrosas” e que não devem ser levadas em consideração.

Por isso, repito mais uma vez a importância de passar por um profissional realmente capacitado. Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre os tipos de pênis.

Eu, Dr. Marcio Menezes, tenho mais de 35 anos de experiência em procedimentos para aumento peniano, além de buscar constantemente por novas tecnologias e conhecimentos. Agende para tirar todas as dúvidas e tenha um tratamento assertivo e exclusivo para o seu caso!

Leia também:

Fotos de Antes e Depois

Cirurgia para Aumentar o Pênis

Engrossar o Pênis