Normalmente, a doença de Peyronie é confundida com o pênis torto. O que você precisa entender é que, a inclinação do falo não é o problema e sim o sintoma.

Essa doença costuma aparecer após os 50 anos e, em alguns casos, pode passar naturalmente sem tratamento, enquanto em outros, pede o auxílio de um profissional qualificado.

Eu sou o Dr. Marcio Dantas, trabalho com cirurgias e tratamentos penianos há mais de 30 anos e estou aqui hoje para esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa doença, suas causas, sintomas, tratamentos e muito mais.

O que causa a doença de Peyronie?

Essa doença é causada pelo aparecimento de um nódulo ou o crescimento de uma placa fibrótica na túnica albugínea, o tecido denso ao redor do pênis.

Essa aparição afeta a elasticidade peniana e impede que ele se expanda normalmente durante a ereção, o que causa a distorção e inclinação, assim como as dores.

Em muitos casos essa doença aparece com a idade, mas em outros, pode ser causada por lesões repetidas na região, seja elas durante o sexo, atividades físicas ou acidentes.

Também estão surgindo estudos que indicam uma possibilidade de hereditariedade devido a casos semelhantes entre familiares.

O que piora a Peyronie?

Se você já está tendo problemas com a doença de Peyronie, sofrer lesões no pênis pode agravar a situação, já que pode aumentar a fissura e agravar a inclinação, o que causa ainda mais dor e desconforto.

Quais são os sintomas da doença?

Os sintomas estão mais associados à dor e aparição de uma curvatura antes não presente no pênis. A presença de um nódulo pode ser um sintoma, mas nem sempre eles são palpáveis o suficiente para se tornarem perceptíveis ao paciente.

A curvatura peniana pode ser para baixo, cima ou para os lados.

Além disso, ela não afeta diretamente a capacidade de ereção, mas como tende a deixar os pacientes abalados e ansiosos sobre o pênis, há chances de causar certa dificuldade na hora H.

Como é a dor de Peyronie?

A dor aparece apenas durante a ereção, e, em especial durante a fase aguda, pode durar em média 6 meses.

É nela que a curvatura começa a acentuar e piorar aos poucos, causando esse desconforto. Normalmente, junto da estabilização da curvatura, a dor tende a sumir.

Com isso, se você vem percebendo uma diferença na anatomia do seu pênis e a ereção se tornou dolorosa, fique de olho!

Tem como reverter a doença de Peyronie?

De modo geral, 20% das pessoas com doença de Peyronie têm a cura espontânea, ou seja, com o tempo a curvatura e a dor vão desaparecendo. Porém, ao menor sinal e sintoma, deve se procurar um profissional, em especial quando há dor no pênis. Mesmo sabendo da possibilidade de estar dentro dos 20%, é importante trabalhar a regeneração do tecido cavernoso (tecido erétil do pênis).

Entretanto, em muitos outros casos, a curvatura pode estabilizar ou até mesmo piorar, prejudicando as funções sexuais do pênis.

Nesses casos, o tratamento é focado no metabolismo das células regenerativas (células-tronco, mesenquimais), podendo ser feito por meio de vitaminas ou por aplicações de PRP (Plasma Rico em Plaquetas) para impulsionar a regeneração e melhoria da curvatura peniana.

Há também o uso de aparelhos para extensão peniana (tração peniana), que ajudam a contornar a curvatura, mas não conseguem tratar o nódulo em si. Pode-se usar também a bomba a vácuo na tentativa da correção da curvatura peniana.

Nos casos em que a curvatura é maior do que 30º, onde já há dificuldade da penetração, e já traz mal-estar para o paciente, em relação da vergonha em relação da penetração e a questão estética alterada, podemos ainda encontrar redução do tamanho do pênis, no comprimento e na grossura.

Correlaciona-se a falta de manutenção da estabilidade do eixo da ereção, isto é, o individuo, mesmo em ereção, tem o pênis bambo — ele fica rígido, mas dobra onde tem a placa. Isto inviabiliza uma relação saudável com penetração.

Quando o paciente já se encontra neste grau de dificuldade, há a possibilidade de cirurgia para correção da curvatura peniana. Existem várias técnicas para esta correção, desde a simples prega no local oposto da placa, para equilibrar e retirar a curvatura contralateral.

Outra forma, é criar uma incisão para liberar a placa, sendo feita em formato do H e colocando um enxerto no lugar.

Essa cirurgia não compromete a ereção e costuma ter 75% de chance de satisfação — isso é uma sensação subjetiva do paciente, pois, às vezes, mesmo com a correção da curvatura, o paciente pode sentir a síndrome do pênis fantasma (quando ainda se sente a curvatura, mesmo ela não estando lá).

Quando devo operar Peyronie (curvatura peniana)?

A operação é recomendada por alguns serviços, quando se completa dois anos com a doença, tendo piorado ou estabilizado com grande curvatura. Nesses casos, a indicação e o acompanhamento precisam ser feitas por um médico especializado.

Porém a angustia do paciente e as dificuldades socio-familiares de relacionamento sexual podem produzir alterações emocionais que levam a um pedido de adiantamento do ato cirúrgico.

Qual médico trata Peyronie?

Os médicos que podem tratar a Peyronie são aqueles com especialização em medicina sexual, sexualidade humana ou os urologistas. Essas três áreas têm o conhecimento indicado para tal procedimento e para o acompanhamento da doença.

É muito bom e desejado que se tenha o acompanhamento psicológico durante esse período pré-cirúrgico.

Como saber se eu tenho essa doença?

Normalmente o diagnóstico é bastante claro, feito por um profissional por meio do exame físico. Em todos os casos, deve ser solicitado um exame de ultrassonografia para evidenciar a profundidade, espessura e forma da placa, e se é única ou múltipla.

Você pode, sim, ter suas dúvidas pela súbita curvatura e pelas dores, mas o diagnóstico em si só deve ser feito por um profissional da saúde especializado.

E então, tirou todas as suas dúvidas sobre a doença de Peyronie? Se ainda tiver alguma informação indefinida em sua mente, comente abaixo e eu tentarei te ajudar da melhor forma possível.

Leituras sugeridas:

Curvatura peniana

Quando o aumento peniano é indicado?

Cirurgia para aumento peniano: parecer da SBU