O que é a curvatura peniana congênita e como ela se diferencia da doença de Peyronie?
29 de dezembro de 2021

O que é a curvatura peniana congênita e como ela se diferencia da doença de Peyronie?

Compartilhe

Curvatura Peniana Congênita (CPC) e doença de Peyronie (DP) são duas condições que podem levar à curvatura peniana. Embora a curvatura em si possa parecer semelhante às vezes, as duas condições são muito diferentes em muitos aspectos. Em homens com CPC, a curvatura costuma ser observada pela primeira vez durante a adolescência. Atualmente não se sabe se a condição está presente desde o nascimento em todos os casos, ou se se desenvolve durante a puberdade em alguns homens. A curvatura peniana congênita é uma condição rara que afeta menos de 1% dos homens.

 

Em contraste com o CPC, a DP é mais comum (afeta cerca de 6 a 9% dos homens) e tem várias diferenças notáveis. Em primeiro lugar, a DP é uma condição adquirida, o que significa que um indivíduo a desenvolve mais tarde na vida (normalmente na faixa dos 50-60 anos), ao passo que um indivíduo provavelmente nasceu com CPC. Em segundo lugar, a curvatura peniana em pacientes com DP é causada por placas de tecido cicatricial fibroso que se formam no revestimento do tecido erétil do pênis, possivelmente causado por lesões repetidas no pênis em homens geneticamente suscetíveis. Essas placas podem levar a mudanças no pênis ao longo do tempo, como aumento da curvatura, encurtamento do pênis, ereções dolorosas e, em alguns casos, disfunção erétil (DE). Por outro lado, os indivíduos com CPC geralmente não experimentam ereções dolorosas ou vêem mudanças no grau de curvatura peniana ao longo do tempo.

 

Como qualquer outra parte do corpo, a anatomia peniana difere de pessoa para pessoa, e não é incomum que um pênis se curve ligeiramente para cima, para baixo ou para um lado ou outro durante uma ereção. Normalmente, os indivíduos com um leve grau de curvatura peniana (<30 graus) não têm problemas com a relação sexual, embora alguns homens com uma ligeira curvatura possam se sentir constrangidos quanto à aparência de seus pênis.

 

Em geral, os problemas relacionados ao CPC tendem a surgir quando a curva é muito severa para permitir relações sexuais com penetração. Nesse caso, pode ser útil para o paciente consultar um urologista especializado em medicina sexual e familiarizado com DP e CPC. Esses especialistas são os mais adequados para determinar qual condição está causando a curvatura do pênis e recomendar o tratamento apropriado.

 

 

Fonte: SMSNA

 

 

Leia também:

- Curvatura Peniana

- Disfunção Erétil

Como seu pênis muda conforme você envelhece

Curvatura Peniana: Novidades Sobre Injeções de CCH

Uso de tração peniana é eficaz e segura na fase estável da doença de Peyronie

Doença de Peyronie impacta parceiros e pacientes

Fatores associados à depressão em pacientes com Doença de Peyronie

Como surgiram os aparelhos para aumento peniano

- Fratura Peniana

Estudo indica que Cirurgia de Peyronie é segura e eficaz para homens mais velhos

Homens e suas parceiras vivenciam a Doença de Peyronie de maneiras diferentes

Identificar e Prevenir Problemas no Pênis

Tratamento da Doença de Peyronie com Terapia por Ondas de Choque

Como os distúrbios do assoalho pélvico afetam a saúde sexual?