Sim. À medida que os homens envelhecem, eles geralmente percebem que seu pênis muda de aparência e função.
Quando os homens atingem os 40 anos, seus níveis de testosterona naturalmente começam a diminuir (leia mais aqui: níveis normais de testosterona no homem). Esta é uma parte normal do envelhecimento, mas pode afetar os órgãos genitais. Além disso, muitos homens mais velhos desenvolvem outras condições de saúde, como diabetes e doenças cardíacas, que podem danificar os vasos sanguíneos e afetar o fluxo sanguíneo para o pênis.
Para saber mais: Existem maneiras naturais de aumentar a testosterona?
Algumas das alterações visuais que podem ocorrer incluem o seguinte:
-Mudança de cor. Se houver menos sangue fluindo para o pênis, ele pode se tornar um rosa mais claro.
-Mudança de tamanho. Níveis mais baixos de testosterona e fluxo sanguíneo reduzido podem fazer com que o pênis encolha gradualmente. Esta é uma grande preocupação para muitos homens, mas para muitos parceiros, o tamanho do pênis não é importante. Em alguns casos, o pênis parece menor do que realmente é. Isso pode acontecer quando um homem engorda. O eixo do pênis pode "esconder-se" parcialmente em retalhos de gordura abdominal (leia sobre o pênis escondido/embutido).
Alguns homens também acham que seus testículos ficam menores e começam a ceder. Eles também podem perder alguns pelos pubianos.
Além disso, um homem pode achar que seu pênis começa a se curvar. Essa condição é chamada de doença de Peyronie e pode ser bastante dolorosa. Às vezes, a curva é suficientemente severa para dificultar ou impossibilitar a relação sexual. Felizmente, existem opções de tratamento, e os homens que descobrem uma curva no pênis devem conversar com o médico.
Para saber mais: Saúde do Pênis: Identificar e Prevenir Problemas
Os homens também podem perceber mudanças sexuais.
Durante o sexo, um homem mais velho pode levar mais tempo e mais estímulo sexual para ficar excitado, obter ereção e ejacular. Para muitos casais, esse tempo extra não é um problema. Em vez disso, eles veem isso como uma oportunidade de desfrutar de mais intimidade e experimentar diferentes tipos de atividades sexuais.
A Disfunção Erétil (DE) se torna mais comum à medida que os homens envelhecem, especialmente se tiverem diabetes ou doenças cardíacas. Existem várias terapias disponíveis para a disfunção erétil; portanto, os homens são incentivados a discutir qualquer problema de ereção com o médico.
Sintomas urinários também podem ocorrer. Homens mais velhos correm maior risco de aumento da próstata ( hiperplasia benigna da próstata - HBP ), na qual o tecido da próstata se expande para dentro e aperta a uretra, dificultando a micção. Alguns homens com HBP precisam usar o banheiro com mais frequência. A HBP pode ser tratada, portanto, homens que têm problemas para urinar devem consultar seu urologista.
Para saber mais: Homens, mulheres e problemas sexuais ao longo da vida
Discutir a saúde do pênis com um médico é sempre importante, mas existem medidas que os homens podem adotar para diminuir algumas dessas mudanças. Por exemplo, seguir uma dieta saudável e se exercitar regularmente pode ajudar um homem a manter seu peso sob controle. Também pode diminuir o risco de diabetes e doenças cardíacas, dois fatores que frequentemente contribuem para a disfunção erétil.
Conversar com a(o) parceira(o) é outro passo. Um homem pode se sentir constrangido com o envelhecimento do corpo, sentindo que não é exatamente o homem que costumava ser. Sua parceira pode tranquilizá-lo, ajudá-lo a relaxar e oferecer sugestões para uma intimidade mais satisfatória.
Fonte: https://www.issm.info/sexual-health-qa/does-a-mans-penis-change-as-he-gets-older/?ref_condition=male-sexual-health
Veja também:
- 10 Formas de se sentir satisfeito com seu pênis
- Identificar e Prevenir Problemas no Pênis
- Cuidados com a Saúde Íntima no Verão