A produção de um anticoncepcional masculino efetivo e reversível vem sendo estudada há muito anos, inclusive, há pesquisas desde os anos 70. Infelizmente nenhuma passou da fase de testes até hoje, afinal, a ideia é uma produção que não seja pautada em hormônios.

Mas, apesar dessas pesquisas, já podemos falar que é real a possibilidade de serem finalmente lançadas algumas opções de contracepção focadas na inibição temporária da fertilidade masculina.

Está curioso para saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura e confira um conteúdo completo e esclarecedor:

SUMÁRIO

  • O que é anticoncepcional masculino? Como funciona?
  • Quais são os diferentes tipos de anticoncepcionais masculinos disponíveis?
  • Eles são eficazes na prevenção da gravidez?
  • Quanto tempo leva para começar a fazer efeito?
  • Quais os riscos e reações do anticoncepcional masculino no homem?
  • Eles afetam a fertilidade a longo prazo?
  • Eles têm impacto na libido ou desempenho sexual?
  • É necessário receita médica para obter anticoncepcionais masculinos?
  • Os anticoncepcionais masculinos são reversíveis?
  • Eles podem ser uma opção para casais que desejam espaçar os filhos?
  • Como eles se comparam aos métodos contraceptivos femininos?
  • Existem restrições de idade para o uso de anticoncepcionais masculinos?
  • Como os homens podem tomar anticoncepcionais masculinos?
  • Quais as barreiras e desafios para o desenvolvimento desses medicamentos?
  • Eles podem ser usado em combinação com outros métodos contraceptivos?
  • O uso desse tratamento é amplamente aceito socialmente?
  • Sou homem e quero tomar anticoncepcional feminino, posso?

O que é anticoncepcional masculino? Como funciona?

O anticoncepcional masculino é um método contraceptivo em desenvolvimento que visa prevenir a gravidez da parceira durante uma relação. Essa prevenção se dá por meio da inibição da fertilidade masculina, que normalmente é focada em desqualificar temporariamente o espermatozoide.

A maioria das opções desse tipo de método funciona por meio de uma injeção ou de pílulas que agem diretamente na produção do esperma e, consequentemente, do espermatozóide, tentando garantir que eles sejam incapazes de fecundar óvulos.

Por ser focado na produção atual das células reprodutivas, as próximas a serem geradas em um certo período, não seriam afetadas.

Quais são os diferentes tipos de anticoncepcionais masculinos disponíveis?

Realmente disponíveis no mercado, nós só temos os contraceptivos tradicionais (camisinha e vasectomia), mas estão sendo produzidas opções em pílulas, injeções, géis e dispositivos intra-aurais.

Se o processo final de testes da injeção for positivo e a ANVISA aprovar o produto, pode ser que essa seja uma opção disponível proximamente no Brasil. A liberação está prevista para 2023 e 2024, mas ainda há a chance de não validação dos testes ou de não aprovação.

A injeção já está sendo produzida pelo engenheiro biomédico Sujoy Guha, do Instituto Indiano de Tecnologia Kharagpur¹, enquanto as pílulas continuam em fase de estudo.

Um artigo científico sobre o assunto foi publicado na Nature Communications, por Melanie Balbach, Thomas Rossetti, Jacob Ferreira e mais 8 autores².

Eles são eficazes na prevenção da gravidez?

É sempre difícil dizer com certeza sobre a eficácia acerca de um produto que ainda se encontra em fase de estudos e testes, mas, caso seja aprovado, estima-se uma eficácia de até 10 anos² com efetividade semelhante a da vasectomia.

Com o nome Risug, a injeção específica que está sendo produzida, vem sendo abordada pelos pesquisadores como um método extremamente eficaz, mostrando uma taxa de falha inferior a 1%³ — mais eficaz do que a pílula anticoncepcional feminina.

Entretanto, vale mencionar que esse resultado foi conseguido nos testes iniciais e podem mudar com o decorrer da produção.

Além da opção da injeção, vêm sendo estudadas e testadas opções de pílulas de consumo por demanda — ou seja, que devem ser tomadas apenas se de fato houver a prática sexual. Mais do que com a pílula anticoncepcional feminina, essa seria uma opção parecida com a ideia de uma pílula do dia seguinte, só que do dia anterior1 .

Essa pílula continua em fase de desenvolvimento, mas segundo testes, a sua eficiência foi de 93%1, o que não é tão bom quanto a injeção, mas ainda é um avanço para a área.

Vale ressaltar também que a vasectomia é um método muito efetivo, como mostra a tabela do Manual de Contracepção da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), apesar de ser invasivo4.

A criação de um método de contracepção masculina menos invasiva, mais fácil de reverter e mais eficaz seria realmente uma virada de chave para a sociedade.

Tabela anticoncepcional

Quanto tempo leva para começar a fazer efeito?

Ao que tudo indica, a pílula permitiria o sexo no mesmo dia de sua utilização. Mas vale ressaltar quea ainda não há um tempo exato para seu efeito, afinal, como mencionado, continua em fase de produção e testes.

Confira também: Festival da fertilidade no japão: a festividade peniana!

Quais os riscos e reações do anticoncepcional masculino no homem?

De acordo com as pesquisas atuais, podemos concluir que as opções de injeção não teriam efeitos colaterais hormonais como os contraceptivos femininos, pois não atingem diretamente a produção de hormônios.

Entretanto, há a possibilidade de que um procedimento de aplicação malfeita ou a rejeição do corpo, podem levar a traumas ou obstrução local².

Considerando que as informações divulgadas em fases de teste são bastante voláteis, já que podem mudar a qualquer minuto, apenas o tempo e as pesquisas poderão nos dizer com certeza absoluta.

Eles afetam a fertilidade a longo prazo?

A intenção na produção do anticoncepcional masculino é que não afete a fertilidade a longo prazo.

Tanto as pílulas quanto a injeção são feitas para ter seu efeito temporário, da mesma forma que a injetada pode ser revertida por meio de uma contra-injeção, cujo objetivo é anular o efeito inicial.

Eles têm impacto na libido ou desempenho sexual?

Por serem anticoncepcionais não hormonais, a probabilidade de influências a libido ou no desempenho sexual é bastante baixa².

É necessário receita médica para obter anticoncepcionais masculinos?

Ainda não há nenhum desses tipos liberados pela ANVISA, então, neste momento, nem mesmo com receita médica seria possível acesso a essas soluções. Mas, se de fato for aprovado, é bastante provável que seja sim necessário obter uma receita médica. Afinal, é preciso garantir que o uso não será indevido e que o seu corpo pode recebê-lo.

Os anticoncepcionais masculinos são reversíveis?

Sim, esses contraceptivos vem sendo criados para que tenham uma reversão tranquila e efetiva. Até mesmo a vasectomia é considerada reversível, embora sua taxa de sucesso na reversão não seja tão alta.

O efeito dos anticoncepcionais em pílula passaria em pouco tempo e logo o homem voltaria a sua fertilidade original. A injeção, por sua vez, tem sido desenvolvida na proposta de duração por 10 anos e, caso alguém queira antecipar esse período, teria a opção de uma contra-injeção para reverter o efeito.

Ainda assim, essas são as teorias, não há nada certo para nenhum dos dois casos.

Como eles se comparam aos métodos contraceptivos femininos?

O anticoncepcional masculino, comparado ao feminino, é uma saída muito mais efetiva e segura para o casal, já que contraceptivos femininos, por serem hormonais, possuem diversos riscos comprovados e efeitos colaterais indesejáveis e quase inevitáveis.

Além disso, as opções disponíveis para as mulheres precisam ou ser tomadas diariamente ou injetadas no primeiro dia da menstruação, com um imenso risco de não efetividade ante qualquer confusão em sua regularidade de utilização.

Sem contar que as pesquisas desenvolvidas até então apontam uma eficácia muito maior (uma diferença de 90% para 97 – 99%) para os produtos masculinos.

Vale ressaltar que as pílulas femininas podem levar ao ganho de peso, alterações de humor, diminuição da libido, náuseas3, vômitos e mal-estar gástrico, cefaléia, tonteira, mastologia, sangramento intermenstrual, cloasma, acidentes vascular cerebral, infarto do miocárdio, trombose venosa profunda5 e aumento da probabilidade de mortalidade por doenças cerebrovasculares e câncer de colo de útero6, enquanto as masculinas, segundo as pesquisas de até então, podem apenas deixar de fazer efeito por uma má reação momentânea.

Em resumo, se as pesquisas estiverem certas, os métodos contraceptivos masculinos, por serem mais efetivos e com pouquíssimos efeitos colaterais, poderão proporcionar uma imensa qualidade de vida não apenas para o homem, mas para o casal, que poderá se proteger de uma gravidez indesejada sem que a mulher esteja exposta a inúmeros riscos ou tenha sua líbido e, consequentemente, qualidade da relação, prejudicada.

Existem restrições de idade para o uso de anticoncepcionais masculinos?

Justamente por continuarem em fase de testes, ainda não há nenhuma informação sobre restrição de idade. Essas informações normalmente são debatidas e repassadas após os resultados, podendo variar de país para país.

Como os homens podem tomar anticoncepcionais masculinos?

Agora que você já sabe a maioria das informações sobre as opções de anticoncepcionais masculinos em desenvolvimento, vamos entender um pouco mais sobre como é feito o uso desses produtos? Aqui vai o que temos de informação até o momento:

Tendo a orientação médica devida, o homem pode optar por tomar a pílula no dia que deseja ter o ato sexual e provavelmente haverá uma orientação mínima de horas necessárias para fazer efeito.

Esse produto incidirá na qualidade dos espermatozoides, impedindo sua habilidade de fecundação. Após certo tempo do consumo (ainda a ser estabelecido pelos cientistas), essas células voltarão a ser produzidas com qualidade e fertilidade originais10.

Já no caso das injeções, deverá ser realizada a aplicação nos dois ductos deferentes², canais que levam os espermatozoides até o líquido seminal antes da ejaculação, incidindo sobre os espermatozóides de forma a impedir sua capacidade de fecundação.

Quais as barreiras e desafios para o desenvolvimento desses medicamentos?

Existem várias barreiras para o desenvolvimento desses produtos. A primeira delas é uma barreira social, que defende a ideia de que, como o homem tende a ser “mais impulsivo” em seus instintos, é a mulher quem deve assumir a responsabilidade do cuidado anticoncepcional.

Embora esse seja um pensamento perpetuado ao longo de anos, com a ciência moderna sabemos que a realidade não bem é essa, já que tanto homens quanto mulheres são igualmente seres humanos com instituindo sexuais, e, uma vez que ambos participam do processo necessário para uma gravidez, também é de responsabilidade de ambos o cuidado para evitar a concepção indesejada.

Além da barreira cultural, existe também a física, já que encontrar uma forma de parar ou invalidar a produção de milhões de espermatozóides não é uma tarefa tão simples e que vem sendo um desafio para a ciência há décadas!

Os efeitos colaterais também podem ser um impasse, pensando que, diferentemente das mulheres, que pela própria natureza de seu corpo tem de enfrentar desconfortos mais intensos (como cólicas, o próprio parto, etc), homens têm menos familiaridade com dor e reações negativas a nível fisiológico e, por esse motivo, acabam tendo uma menor resistência a esse tipo de desconforto.

Por isso a ciência limita-se a buscar essa prevenção por meios não-hormonais, evitando o excesso de consequências indesejáveis e facilitando a aceitação do público masculino, pensando também que, se os efeitos forem muito negativos, a probabilidade do público masculino aceitar e se submeter aos métodos é bem baixa

Mas, apesar de todas essas barreiras, a inserção desses métodos no mercado representa um avanço importante já que todos têm direito ao acesso seguro e saudável à vida sexual de qualidade, sem precisar se submeter a efeitos prejudiciais ou colocar sua saúde e bem estar em risco para isso.

Eles podem ser usados em combinação com outros métodos contraceptivos?

Não só podem, como devem. Fazer o uso de dois métodos contraceptivos aumenta muito a segurança contra uma gravidez indesejada, já que nenhum dos métodos existentes até então é 100% eficaz.

Pensando nisso, é sempre bom analisar quais as melhores combinações para uma proteção mais efetiva.

O uso desse tratamento é amplamente aceito socialmente?

A aceitação social do uso de anticoncepcionais masculinos depende muito da cultura e do contexto social. No Brasil, os dois maiores problemas de aceitação são:

  1. Os homens tem bastante resistência com a ideia de uma injeção nas partes íntimas, ainda que seja melhor do que vasectomia;
  2. As mulheres tendem a não confiar nos homens quando o quesito é proteção sexual, especialmente por existir diversos relatos de parceiros mentindo sobre o uso de métodos contraceptivos e sobre possuir IST (infecções sexualmente transmissíveis).

Mesmo assim, sempre estamos evoluindo como sociedade e nos acostumando com novas ideias, então pode ser que essas reações de fato mudem. .

Sou homem e quero tomar anticoncepcional feminino, posso?

De forma nenhuma um homem deve tomar anticoncepcional feminino visando fins de contracepção.

Os anticoncepcionais femininos são produtos feitos à base de hormônios voltados para efeitos específicos no funcionamento do organismo feminino, como a progesterona, que, além de não possuir nenhum efeito contraceptivo em homens, pode provocar o crescimento das mamas, gordura na região dos quadris, mudança na distribuição dos pelos e alteração nos testículos. Por esse motivo, não apenas deixará de funcionar para os fins desejados, como poderá causar reações indesejadas.

Chegamos ao fim do artigo, então me diga, o que achou sobre os possíveis anticoncepcionais masculinos? Tem curiosidade de usá-los? Confira mais conteúdos em meu blog e até a próxima!

REFERÊNCIAS:

      1. Nature Communications, 2023. On-demand male contraception via acute inhibition of soluble adenylyl cyclase. Link: https://www.nature.com/articles/s41467-023-36119-6 <acesso em 18/05/2023>
      2. Panorama Farmacêutico, 2023. Anticoncepcional masculino deve chegar ao mercado em 2023. Link: https://panoramafarmaceutico.com.br/ <acesso em 18/05/2023>
      3. Nova Vitta, 2023. Tudo o que já sabemos sobre o novo anticoncepcional masculino. Link: https://novavitta.com.br/site/tudo-o-que-ja-sabemos-sobre-o-novo-anticoncepcional-masculino/ <acesso em 18/05/2023>
      4. FEBRASGO. Manual de Anticoncepção 2015. Link: https://central3.to.gov.br/arquivo/494569/ <acesso em 18/05/2023>
      5. Ministério da Saúde. Assistência Em Planejamento Fam. Anticoncepção Hormonal Oral. Link: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0102assistencia2.pdf <acesso em 18/05/2023>

Leituras sugeridas:

Aparelho para aumento peniano

Problemas de Ereção