Para quê servem os Testículos?

Conhecidos como gônadas sexuais masculinas e no formato ovóide, os testículos fazem parte do órgão reprodutor masculino. Eles formam um sistema de ductos (que incluem o ducto deferente, o ducto ejaculatório e a uretra), responsáveis por produzir as gametas e secretores de hormônios, ficando incubidos por desenvolver as características sexuais masculinas e pela fertilidade.

Cada testículo possui cerca de 5 cm de comprimento, 2,5 cm de diâmetro e pesa, aproximadamente, de 10 a 15 gramas. Posicionados internamente no corpo humano, os testículos são presos a uma bolsa chamada de escroto, um órgão par (cada um leva um testículo) e fixo no exterior do pênis.

Gônadas

Os testículos são as glândulas sexuais, conhecidas como gônadas, responsáveis pela gametogênese, processo de produção de gametas masculinos (espermatozoides), responsáveis por carregar os componentes genéticos para a formação de um novo indivíduo.

Túnica albugínea

Cada testículo é envolto de uma camada grossa de um tecido chamado túnica albugínea, lugar de onde partem os septos fibrosos que vão dividir o testículo em lóbulos (compartimentos) e cada testículo conta entre 200 e 300 lóbulos, sendo que cada lóbulo tem de um a três túbulos seminíferos, responsáveis por produzirem os espermatozoides. Esses túbulos também possuem as chamadas células de Sertoli, responsáveis pela nutrição e amadurecimento das células germinativas.

Hormônios

Como citado no início, os testículos são responsáveis pela produção de hormônios e o principal é a testosterona (o mais importante hormônio masculino).  Além dela, os testículos também produzem a dihidrotestosterona (DHT), crucial para o desenvolvimento da genitália masculina externa, crescimento prostático e metabolismo da pele.

A testosterona fica encarregada por formar as características masculinas, incluindo as sexuais, e pela líbido. A sua produção é feita pelas células de Leydig (ou células intersticiais).

O que são as células germinativas?

Nos homens, as células germinativas são responsáveis pelo início da produção dos espermatozoides em direção ao lúmen do túbulo, local onde ocorrerá a liberação depois que eles estiverem amadurecidos.

Quando um homem começa a ter espermatozoides?

Geralmente, a partir dos 12 anos. Após a sua maturação, os espermatozoides são transportados pelos canais deferentes ou ductos deferentes (dois tubos que ligam os epidídimos às vesículas seminais) para se juntarem aos líquidos seminais e formar o sêmen.

Os espermatozoides ficam armazenados no epidídimo de 10 a 14 dias (podem ficar mais tempo). O deslocamento dele para o ducto deferente acontece por contrações peristálticas. Quando chegam nos ductos deferentes, os espermatozoides podem ficar armazenados por muitos meses até o momento de serem conduzidos para o ducto ejaculatório.

Funículo espermático

O funículo espermático (cordão espermático) também está presente nos testículos e é ecubido de levar o ducto deferente, artérias (interna, externa e do ducto), veias, vasos linfáticos e nervos.

Cuide-se

Muitas vezes os homens concentram a atenção para os possíveis problemas na próstata, já que é comum a discussão sobre as doenças presentes nela. Prova disso é a campanha Novembro Azul, um mês destinado para conscientização do câncer de próstata.

Porém, as pessoas acabam deixando de lado os perigos presentes nos testículos, como o próprio câncer de testículo e a varicocele, problema que causa dor e até infertilidade. Por isso, é indicado que eles façam regularmente o autoexame, apalpando os testículos por inteiro. Caso seja encontrado algum nódulo, áreas endurecidas ou até dor, é necessário procurar por um profissional da urologia.

Curiosidade

O desenvolvimento embrionário dos testículos é iniciado próximo dos rins e a descida dos dois acontece pelos canais inguinais somente a partir do sétimo mês do feto. Em alguns casos, essa descida não ocorre, ocasionando os testículos criptorquídicos, também conhecido como testículo escondido. Nessa situação, eles existem e somente não desceram, porém, também é possível que os testículos não existam, fenômeno chamado de agenesia testicular.

A criptorquidia deve ser corrigida por meio de cirurgia, já que a longo prazo, a condição pode trazer graves riscos à saúde e ser a causa do câncer de testísculo e infertilidade.

Fontes:
https://midia.atp.usp.br/plc/plc0024/impressos/plc0024_01.pdf
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/testiculos
https://ulbra-to.br/morfologia/2011/08/17/sistema-Genital-masculino-e-Feminino

Leituras sugeridas:

Aumento do saco escrotal

Engrossamento Peniano

Faloplastia – Aumento Peniano