Na teoria, a cirurgia de vasectomia tem volta, porém, a sua eficácia não é garantida e o sucesso com a reversão pode variar de caso para caso.  A partir dos 5 anos após a vasectomia, a efetividade do procedimento acaba sendo menor, ou seja, quanto mais tempo passar, menores as chances de obter bons resultados.

De acordo com informações da Universidade Federal de Minas Gerais, quando a reversão da vasectomia é feita até 4 anos após a cirurgia, a taxa de sucesso é de até 90% e a chance de ter uma gravidez natural chega a 50%. Ao passar dos 10 anos, a chance de obter essa gravidez cai para 30%.

O resultado da reversão de vasectomia é analisado após 45 dias da realização do procedimento por meio de um espermograma, exame detalhado que avalia a quantidade e saúde de espermatozoides no sêmen do indivíduo.

Há algum risco na reversão da Vasectomia?

Ao contrário da vasectomia, considerada uma cirurgia simples e sem a necessidade de internação hospitalar, a cirurgia de reversão é mais delicada, precisa ser realizada em hospital e com anestesia troncular. Não há a necessidade de repouso absoluto pós-cirúrgico, sendo necessário apenas evitar esforços durante os primeiros dias.

Cuidados antes de fazer a Vasectomia

Se o homem precisa dos espermatozoides, a reversão da vasectomia talvez não seja o suficiente, por isso, o Dr. Marcio Menezes, cirurgião vascular com mais de 38 anos de experiência na realização do aumento peniano e reconstrução genital masculina, recomenda guardar os espermatozoides antes da cirurgia e evitar o risco de um futuro arrependimento.

Se a pessoa realizou a vasectomia e não guardou os espermatozoides, há a possibilidade de realizar a punção, procedimento que retira os espermatozoides diretamente dos epidídimos (reservatório onde ficam os espermatozoides). Com isso, é possível fazer a fecundação do óvulo a partir da injeção do esperma in vitro.

Existe idade certa para fazer Vasectomia?

Não há idade certa para realizar a vasectomia, afinal, como já foi falado, cada caso deve ser analisado de forma exclusiva. Mas, antes de decidir se deve ou não fazer a cirurgia, o indivíduo precisa entender que ninguém está livre de passar por fatalidades ao longo da vida e, se algo ocorrer, elas podem causar o arrependimento da decisão.

Por exemplo, após a vasectomia, pode acontecer um acidente, no qual a esposa e o filho único desse homem vêm a óbito. Ou então, após o divórcio, o indivíduo que passou pela vasectomia é separado do filho, casa novamente com outra pessoa e deseja ter mais filhos com a nova esposa. É por este e outros acontecimentos imprevisíveis, que cuidados devem ser tomados e a cirurgia realizada apenas quando há certeza da escolha.

Leis

Conforme a Lei 14.443, sancionada em 2022, a idade mínima para homens e mulheres realizarem a esterilização voluntária passou a ser de 21 anos, sendo que essa idade não é exigida para aqueles que tenham ao menos dois filhos vivos. Além disso, não é mais necessário ter o aval do cônjuge para os procedimentos de vasectomia e laqueadura.

Após escolher realizar a cirurgia, é obrigatória a espera de 60 dias antes de passar pelo procedimento. A nova lei também permite realizar a laqueadura durante o período de parto, o que antes era proibido e de agora em diante evitará que a mulher se submeta a duas internações.

Devo fazer a Vasectomia?

Caso esteja em dúvida se deve ou não realizar a vasectomia, leia o blog que fizemos explicando sobre o procedimento e respondendo às principais dúvidas sobre o assunto.

Não esqueça que a decisão de fazer a vasectomia é unicamente sua e deve ser tomada com base em uma série de acontecimentos que podem ser analisados com a ajuda de um médico de confiança.

Fontes:

Informações retiradas da entrevista com o Dr. Marcio Menezes.

https://hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/vasectomia-mitos-e-verdades