A saúde masculina é um assunto sério e delicado, que deve ser tratada com muita atenção e tato, principalmente quando se fala da reconstrução peniana.

Homens que recorrem a este procedimento, vêm de um grande trauma sofrido em seu órgão e necessitam de profissionais sérios e comprometidos com seu bem-estar.

Por este motivo, hoje irei desmistificar o que é e quando é necessário esse procedimento cirúrgico, tirando todas as suas dúvidas. Continue a leitura para saber mais.

O que é a reconstrução peniana?

A técnica foi citada pela primeira vez em 1936¹, por Bogoraz, ao descrever a cirurgia em lesões traumáticas em pênis de vítimas de guerra. Como o próprio termo diz, a cirurgia refere-se à reconstrução do órgão, tratando as deformidades surgidas dos mais variados casos. Seu objetivo é restaurar o calibre, tamanho e função do membro.

Casos em que a reconstrução é necessária 

A cirurgia é necessária em situações em que os órgãos tiveram sérias lesões como amputação ou perda parcial do pênis, além dos homens que sofrem com a Doença de Peyronie e a curvatura congênita, que causam afinamento, curvatura ou redução do tamanho do pênis devido à perda de elasticidade dos tecidos internos do membro.

Em alguns casos de disfunção erétil, a reconstrução também pode ser necessária, já que a tentativa de penetração pode causar lesões que culminam em fibrose de alguns vasos. 

É importante destacar que a reconstrução peniana deve ser recomendada por um médico urologista  ou especialistas em sexualidade humana e desenvolvimento da sexualidade masculina, e apenas para homens que perderam a função do seu membro, sem ter respostas positivas com técnicas como injeções e uso de medicamentos.

Técnicas de reconstrução peniana

As técnicas podem variar de profissional para profissional. Uma delas é o uso de retalho miocutâneo do músculo cremaster com pele da bolsa escrotal². 

Também utilizam-se enxertos de pele total para reconstruções parciais, retalhos fasciocutâneos da região medial das coxas, retalho prepucial e retalhos miocutâneos do músculo reto abdominal, fáscia lata e grácilis ².

Em 2019, uma técnica se destacou ao devolver a função total do pênis, incluindo a sustentação de ereção. Desenvolvida pelo médico urologista Ubirajara Barroso, trata-se da reconstrução com o tecido erétil embutido na região perineal do paciente³. 

Considerada inédita no país, a cirurgia foi apresentada no Congresso Nacional de Urologia e descrita no periódico científico International Brazilian Journal of Urology.

Além destas, existem também as próteses, como as rígidas internas que não são tão recomendadas porque a penetração pode fazer o tecido rasgar e a prótese sair, ou as infláveis que também são pouco efetivas, já que em 50% dos casos furam e o órgão escapa.

Recuperação da cirurgia

A recuperação também vai variar conforme a técnica utilizada para a reconstrução peniana. Pode haver dores leves no local da cirurgia e é necessário um resguardo sexual de 4 a 6 semanas. 

Além disso, a recuperação dependerá de pessoa para pessoa,  bem como as condições de sua saúde física e mental. Por isso, é importante ter uma rede de apoio que possa ajudá-lo a passar por todo o processo e conversar com o seu médico, esclarecendo todas as dúvidas sobre o antes, o durante e o depois.

Leia também: Você já ouviu falar de fisioterapia peniana?

Espero que tenha gostado do conteúdo e que eu tenha te ajudado a entender mais sobre a reconstrução peniana e como ela funciona. Em caso de dúvidas, não deixe de falar comigo. Basta preencher o formulário abaixo e retornarei para você. Até a próxima!

Referências

¹DE AZEVEDO, Marcos Vinicius et al. Reconstrução Funcional do Pênis: Relato de Caso. Reconstrução Funcional do Pênis: Relato de Caso, [s. l.], 2016. Disponível em: https://urominas.com/wp-content/uploads/2016/12/Relato-8.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.

²DE CASTRO PITA, Pedro Celso et al. Reconstrução total da cobertura cutânea do pênis com retalho miocutâneo: relato de caso. Reconstrução total da cobertura cutânea do pênis com retalho miocutâneo: relato de caso, [s. l.], 2022. DOI 10.5935. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcp/a/pVwrhcVs5NBvPVJkMbkZRjC/#. Acesso em: 29 jan. 2024

³/ UFBA / EBSERH, Assessoria de Comunicação do Complexo Hupes et al. Método inédito aplicado em cirurgia de reconstrução peniana realizada no Hupes será testado em pacientes com câncer de pênis. In: Método inédito aplicado em cirurgia de reconstrução peniana realizada no Hupes será testado em pacientes com câncer de pênis. [S. l.], 2019. Disponível em: https://siunis.ufba.br/18102019-metodo-inedito-aplicado-em-cirurgia-de-reconstrucao-peniana-realizada-no-hupesufba-sera. Acesso em: 29 jan. 2024.