Você provavelmente sabe que é importante manter sua pressão arterial sob controle. A pressão alta (também chamada de hipertensão) pode levar a todos os tipos de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, insuficiência cardíaca, derrame e insuficiência renal.

Mas você sabia que a pressão alta também pode causar problemas na sua vida sexual?

O que é pressão alta?

À medida que o sangue viaja através de suas artérias, ele exerce uma certa quantidade de força ao longo das paredes arteriais. Essa força é a pressão sanguínea. Quanto maior a pressão arterial, mais força o sangue exerce contra essas paredes.

As chances são de que você verifique sua pressão arterial sempre que visitar o consultório do seu médico. E é provável que a enfermeira lhe dê dois números:

– Pressão arterial sistólica. Refere-se à sua pressão arterial quando seu coração está batendo.

– Pressão sanguínea diastólica. Esta é a sua pressão arterial entre os batimentos cardíacos, quando seu coração está descansando.

Normalmente, sua pressão arterial é registrada primeiro com o número sistólico. Portanto, 120/80 pode ser lido como “120 acima de 80”. Neste exemplo, a pressão arterial sistólica – o “número superior” é 120 e a pressão diastólica – o “número inferior” – é 80. Estes números podem ser simplificados para “12/8”.

Estas diretrizes da American Heart Association podem ajudá-lo a determinar se sua pressão arterial está alta:

Número sistólico

Número diastólico

Normal

Menos que 120

Menos de 80

Elevado

120 – 129

Menos de 80

Alto

130 ou superior

80 ou superior

Como a pressão alta pode afetar o sexo?

Para homens e mulheres, um bom fluxo sanguíneo para os órgãos genitais é importante para a resposta sexual. Mas a pressão alta pode danificar os revestimentos dos vasos sanguíneos, levando ao acúmulo de placas e aterosclerose – endurecimento das artérias. Quando isso acontece, o sangue tem mais dificuldade para fluir para partes essenciais do corpo.

Como o fluxo sanguíneo para o pênis é um mecanismo importante para a ereção, muitos homens com pressão alta desenvolvem disfunção erétil, o que significa que eles não podem obter ou manter uma ereção firme o suficiente para o sexo.

Homens com pressão alta também podem ter problemas com a ejaculação e o desejo.

O fluxo sanguíneo reduzido para os órgãos genitais também pode ser um problema para as mulheres, interferindo no desejo, na excitação, na lubrificação vaginal e no orgasmo.

A ansiedade por pressão alta e seus problemas de saúde associados podem afetar a vida sexual de homens e mulheres, especialmente se isso enfraquece os relacionamentos.

Os casais podem ter menos desejo por sexo. Ou eles podem não se sentir sexualmente satisfeitos.

Efeitos colaterais sexuais de medicamentos para pressão arterial

Infelizmente, os medicamentos usados para tratar a pressão alta podem causar problemas sexuais. Por exemplo, diuréticos (pílulas de água) podem reduzir o fluxo sanguíneo para o pênis e reduzir os níveis de zinco, que o corpo de um homem precisa para produzir testosterona. Os betabloqueadores são outro tipo de medicamento para pressão arterial que pode ter efeitos colaterais sexuais.

Se você acha que seu medicamento está causando problemas sexuais, não hesite em falar com seu médico. Pode ser possível ajustar sua dose ou alterar o medicamento que você toma. Não faça alterações sem a orientação de um médico.

Mantenha sua pressão arterial sob controle

Interessado em manter a pressão sanguínea saudável? Ótimo! Comece consultando seu médico. Eles podem avaliar onde você está agora e verificar outros problemas médicos que possam estar afetando sua saúde geral e sexual, como diabetes e doenças cardíacas.

Em seguida, considere criar esses hábitos de estilo de vida:

– Atenha-se a uma dieta saudável. Algumas pessoas seguem a dieta DASH (Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão), que inclui muitas frutas, vegetais e grãos integrais. Você também pode considerar laticínios sem gordura ou com pouca gordura, aves, peixes e nozes. Pergunte ao seu médico ou nutricionista sobre os alimentos que são melhores para você.

– Reduza o sal e o sódio. Verifique o teor de sódio dos alimentos que você come. Lembre-se, alimentos processados tendem a ser ricos em sódio.

– Mantenha um peso saudável . Estar acima do peso aumenta o risco de pressão alta.

– Exercite-se regularmente . Converse com seu médico sobre um plano de condicionamento físico. Ajuda a encontrar uma atividade que você realmente goste. Você pode participar de uma academia, uma aula de fitness ou uma atividade em grupo com os amigos.

– Se você fuma, pare. Evite o fumo passivo também.

– Reduza seus níveis de estresse. A pressão arterial pode aumentar quando estamos excitados ou estressados. Encontre maneiras de relaxar e tente não se exceder em compromissos. Peça ajuda a seus amigos e familiares, se necessário. Algumas pessoas gerenciam o estresse com meditação.

– Considere usar um monitor de pressão arterial em casa. Um monitor doméstico pode ajudá-lo a acompanhar o seu progresso.

O seu médico pode ajudá-lo com essas estratégias e sugerir outras pessoas sob medida para você. Se você precisar de medicação, tome-a conforme indicado.

Fonte: https://www.sexhealthmatters.org/sex-health-blog/high-blood-pressure-and-sexual-problems

Leituras sugeridas:

Disfunção Erétil

Plasma Rico em Plaquetas (PRP)

Qual é a diferença entre ansiedade de desempenho sexual e disfunção erétil?