Quer saber mais?

Preencha o formulário que retornaremos em breve

Nós entramos em contato

Preencha o formulário que retornaremos em breve

Procedimentos


Vasectomia

Compartilhe

O que é vasectomia?

 

A vasectomia é um método contraceptivo confiável que consiste na interrupção da circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos, o que impedirá a fecundação do óvulo e, consequentemente, a gravidez.

 

O procedimento é indicado exclusivamente para aqueles que não desejam mais ter filhos.

 

 

Como é feita a cirurgia de vasectomia?

 

A vasectomia masculina envolve primeiro uma anestesia local, para só depois acontecer a retirada de um fragmento de cada um dos canais deferentes, que faz com que os espermatozóides não sejam liberados durante o ato sexual.

 

A alta da cirurgia para homem não ter filho acontece no mesmo dia e o período de recuperação leva em torno de 10 dias, com repouso absoluto de um dia.

 

 

 

Vasectomia é reversivel?

 

Em alguns casos o procedimento não pode ser revertido, por isso é tão importante lembrar que a vasectomia  deve ser feita apenas quando o homem tem certeza que não deseja mais ter filhos. 

 

Após a cirurgia de vasectomia, ao invés de produzir espermatozóides, o corpo do homem começa a produzir anticorpos que eliminam os espermatozoides. Então, mesmo que aconteça novamente a ligação dos canais deferentes, o homem pode não ser mais fértil.

 

Após 45 dias da reversão, é preciso ser feito o exame de espermograma para saber a quantidade dos espermatozóides presentes no sêmen, seu formato e capacidade. Quando o procedimento de reversão dá certo, os espermatozóides voltam a estar presentes dentro de três meses após a cirurgia. Depois de 12 meses, tudo é normalizado por completo. E, caso a reversão da vasectomia  não seja bem-sucedida, ainda é possível optar pela realização da Fertilização In Vitro.

 

 

Vasectomia é seguro?

 

Sim, pois em apenas 3% dos casos o método não dá certo. A recomendação é que seja utilizado um método anticoncepcional por 3 meses, ou após as 10 primeiras relações, já que, apesar dos efeitos da vasectomia  serem imediatos, é normal que alguns espermatozóides continuem dentro dos canais. 

 

Após esse período, é aconselhável fazer um exame de contagem de espermatozóides (espermograma) para conferir a eficácia e segurança da cirurgia. Por isso, se você se pergunta se a vasectomia pode falhar, fique tranquilo, pois a eficácia pode ser testada.

 

 

Vasectomia causa impotência?

 

Uma das dúvidas mais comuns, e que faz muitos homens optarem por não escolher a vasectomia , é o medo da temida impotência sexual. Não há risco disto acontecer, pelo fato de não ser abordado o mecanismo hidráulico e hemodinâmico da ereção.

 

No geral, nada muda e o esperma continua sendo produzido, porém, o líquido ejaculatório não contém mais esse esperma.

 

 

Vasectomia: Preço

 

O Conselho Federal de Medicina proíbe a divulgação dos valores dos procedimentos e/ou tratamentos no site, mas o preço da vasectomia e as formas de pagamento podem ser verificados no ato da consulta.
 

 

Leia também:

Vasectomia: tire suas dúvidas e entenda como é realizado o procedimento

A Vasectomia pode causar Disfunção Erétil (DE)?

Como a doença da tireoide afeta a saúde sexual?

Aumento benigno da próstata e a vida sexual