Você provavelmente já viu em algum lugar, alguma coisa sobre estátuas enormes de pênis em templos japoneses ou festivais sobre pinto.

Pode parecer estranho, mas é verdade e é parte da cultura japonesa. Da mesma forma que eles podem achar alguns de nossos costumes estranhos, alguns dos deles, nós também estranhamos.

Pensando em trazer mais informação sobre esse assunto e evitar desinformação, confira aqui o nosso guia sobre o festival da fertilidade no Japão!

Festival da fertilidade no japão: entenda essa festividade

O festival da fertilidade no Japão, na língua deles seria o festival Kanamara, é muito conhecido por vender comidas em formato de pênis, ter estátuas fálicas e basicamente tudo girar em torno de representações de pinto.

O que muita gente não sabe é que esse festival não tem nada a ver com indecência ou sexo — pelo menos, não é o foco. Na verdade, o ponto principal é a saúde, vamos entender sobre isso?

Já deixo claro, inclusive, que todas as informações sobre o festival em si foram retiradas do site da Organização Nacional de Turismo do Japão, ou seja, são verdadeiras e confiáveis.

Por que as pessoas vão ao festival da fertilidade no japão?

As pessoas vão para pedir bênçãos, como um parto tranquilo, uma gestação saudável, conseguir engravidar, e até mesmo para superar doenças ou infecções nas regiões íntimas.

Também vão para agradecer as bençãos na família e celebrar essas conquistas antes solicitadas aos deuses.

Além disso, é um festival de conscientização às ISTs, para as pessoas saberem cada vez mais sobre os cuidados sexuais, e todo o dinheiro arrecadado durante a festividade é destinado a pesquisas e ONGs que trabalham com pessoas com HIV.

O que acontece no festival da fertilidade no japão?

A festividade começa com uma procissão animada que carrega três santuários de madeira, em cada um deles há uma estátua de um pênis ereto, sendo o Mikoshi Kanamara Boat feito de ferro preto, o “Elizabeth” que é rosa e o mais velho, Kanamara Omikoshi de madeira.

O pênis rosa, inclusive, foi doado por uma boate gay.

Normalmente, depois da procissão, as pessoas visitam o Santuário de Kanayama, o templo xintoísta mais próximo do local do festival (existem outros próximos, que também recebem visitantes), para continuar os pedidos e agradecimentos.

Durante todo o evento, é vendido produtos temáticos, como velas de pênis, doces em formato de pinto, toalhas criativas, brinquedos, máscaras e muitos outros itens divertidos e penianos.

Quando e onde acontece esse festival?

O festival da fertilidade no japão, ou festival Kanamara, acontece na cidade de Kawasaki, no primeiro domingo de abril. Mas muitos templos de deuses da fertilidade, como o Tagata Jinja, possuem estátuas de pinto que podem ser visitadas em qualquer época do ano.

Qual a origem do festival da fertilidade no japão?

A origem desse festival é tanto histórica quanto religiosa, por isso, há um certo debate sobre a sua origem verdadeira. Mesmo assim, existem três principais explicações sobre a origem dessa festividade:

Mito da origem dos deuses japoneses

Sendo o livro Japanese Mythology A to Z de Jeremy Roberts, o mito mais popular da criação dos deuses e das ilhas japonesas.

Basicamente a terra era cheia de gases que se separaram entre o mar e o céu e depois surgiu-se a terra, junto deles, surgiram deuses, sendo alguns deles Izanagi (Aquele que convida) e Izanami (Aquela que Convida).

Eles eram irmãos, mas ao perceber que tinham corpos diferentes, se tornaram marido e mulher e, fazendo um ritual ao redor de um objeto fálico, criaram as ilhas do Japão. Logo depois começaram a criar os deuses da árvore, das estações e outros, que lapidaram as terras.

O problema foi quando criaram o deus do fogo, que queimou a mãe durante o parto. Alguns mitos dizem que Izanami morreu após dar à luz, mas criou alguns últimos deuses por meio de seu vômito, urina e fezes. Outros dizem que esses deuses que surgiram depois a curaram dos ferimentos do parto.

De qualquer forma, por causa dessa história, ela se tornou tanto um símbolo para os ferreiros, como se tornou uma deusa pela qual as pessoas pediam por fertilidade, partos saudáveis e saúde íntima.

Como os deuses fizeram um ritual ao redor do objeto fálico para criar as coisas, criou-se o ritual de adorar estátuas de pênis.

Lenda do primeiro pênis de ferro

Essa é outra lenda bem famosa, na qual uma mulher nasceu com um demônio dentro da vagina. Ao ficar mais velha e se casar, o demônio comia o pênis de seus maridos durante o ato.

Cansada de perder seus parceiros, ela encomenda um pênis de ferro com um ferreiro e o introduz na vagina, quebrando os dentes do demônio e enfim podendo ter uma vida normal.

Segundo a lenda, e por causa dela, as pessoas passaram a adorar pênis de ferro ou outros materiais.

História de prostitutas e o combate das ISTs

Outro grande ponto é o fator histórico, já que a cidade de Kawasaki é uma cidade de porto, antigamente havia muitos visitantes solitários, o que popularizou os bordéis.

Para se proteger das doenças infecciosas e trazer um negócio próspero para essas mulheres, elas começaram a ir ao templo pedir por proteção.

Durante um grande surto de doenças infecciosas, esse festival se popularizou, como um pedido de ajuda para os deuses. O surto foi controlado, mas o festival continua em pé até hoje.

E então, o que achou sobre o festival da fertilidade no Japão? Ficou com vontade de participar?

Curioso sobre mais alguma coisa?

Leituras sugeridas:

Disfunção Erétil

Problemas de Ereção

Faloplastia – Aumento Peniano