Hoje, testemunhamos um momento histórico na medicina brasileira, marcado pelo lançamento do tão aguardado Novo Código de Ética e Publicidade Médica, estabelecido pela RESOLUÇÃO CFM Nº 2.336/2023. Esta é uma conquista significativa que reflete o compromisso do Conselho Federal de Medicina (CFM) em promover os mais elevados padrões de conduta e prática ética entre os profissionais de saúde do nosso país.

Este novo marco é fruto de um processo meticuloso de revisão e atualização, que levou em consideração as necessidades emergentes da prática médica contemporânea, bem como as expectativas da sociedade brasileira (como fotos de antes e depois, preços). Ele não apenas reafirma os princípios fundamentais da ética médica, mas também oferece orientações claras e abrangentes sobre a conduta dos médicos em relação à publicidade e divulgação de serviços médicos.

Ao estabelecer diretrizes mais claras e rigorosas, o Novo Código de Ética e Publicidade Médica fortalece a relação de confiança entre médicos e pacientes, garantindo que a informação seja comunicada de maneira ética, precisa e transparente. Ele enfatiza a importância da responsabilidade social e do respeito à dignidade e privacidade dos pacientes, promovendo uma prática médica mais humanizada e centrada no paciente.

Além disso, este novo código reconhece a importância crescente das mídias digitais e das novas tecnologias na comunicação médica, orientando os profissionais sobre como utilizar essas ferramentas de forma ética e responsável. Isso não apenas ajuda a proteger os pacientes de práticas enganosas ou inadequadas, mas também fortalece a reputação da profissão médica como um todo.

Neste dia memorável, saudamos o Novo Código de Ética e Publicidade Médica como um marco na evolução da medicina brasileira. É um lembrete poderoso de que, em um mundo em constante mudança, é essencial adaptar nossas práticas e padrões éticos para garantir o mais alto nível de cuidado e integridade em benefício de todos os brasileiros. Que este código inspire e oriente os médicos do Brasil a alcançar novos patamares de excelência e ética na prestação de cuidados de saúde.