Prótese Peniana: o que preciso saber antes de ter?
30 de novembro de 2022

Prótese Peniana: o que preciso saber antes de ter?

Compartilhe

Apesar de existirem outros tratamentos menos invasivos para Disfunção Erétil (DE), como pílulas, injeções, supositórios e dispositivos de vácuo, eles nem sempre são eficazes ou apresentam os resultados esperados.

Também é necessário considerar a possibilidade de que alguns homens não podem usar medicamentos para o tratamento da DE, já que eles causam uma queda perigosa da pressão arterial e, consequentemente, riscos à saúde.

Se por algum motivo não houver resultados com o uso dos métodos não invasivos citados, é indicado a prótese peniana, um dispositivo implantado cirurgicamente no pênis do homem e que trata a Disfunção Erétil. O aparelho não é destinado para aumentar o pênis, mas sim, para auxiliar nas ereções durante as relações sexuais.

 

Quais são as próteses que existem?

Ao todo, existem três tipos de próteses penianas, sendo elas: as semirrígidas, inflável e a articulável. Entenda abaixo como cada uma funciona. 

- Semirígida: Com hastes posicionáveis, essa prótese possui um núcleo interior feito de aço inoxidável ou articulações plásticas, fazendo que o pênis permaneça sempre rígido. Ela é a mais indicada para pacientes idosos e também a mais usada no Brasil, por causa do seu baixo custo.

- Implantes infláveis: Nesse caso, é usado um sistema de bomba que deve ser ativado quando o homem deseja ter uma ereção. A bomba é colocada no escroto e pode ter 2 ou 3 partes. Nos implantes de 2 partes, o fluido é mantido na parte de trás dos cilindros infláveis, já nos de 3, o líquido bombeado fica em um reservatório separado. Essa prótese é discreta e costuma manter a aparência natural do pênis.

- Prótese articulável: A menos recomendada já que pode prejudicar a rigidez do pênis, por contar com uma estrutura dobrável.

 

Depois de colocada, é necessário fazer alguma manutenção?

Mesmo que a prótese seja de boa qualidade e esteja dentro das normas exigidas, o dispositivo costuma durar de 12 a 15 anos. Após esse período, é importante sim consultar seu médico e discutir a possibilidade de substituí-la. Não esqueça que essa decisão não pode e nem deve ser feita sem a ajuda de um profissional de confiança.

 

Quais são os riscos da prótese peniana?

No geral, a prótese não apresenta riscos, porém, existe a possibilidade de acontecer algum tipo de infecção após sua implantação, sendo necessário ser feita a substituição do aparelho.

Já os dispositivos infláveis, podem apresentar um mau funcionamento quando ocorre o vazamento do líquido de solução salina para dentro do corpo. Esse líquido não apresenta problemas, porém, caso isso ocorra, o dispositivo deve ser substituído ou reparado.

 

Meu prazer vai mudar depois de colocar a prótese peniana?

O implante da prótese peniana não altera a sensibilidade do pênis ou interfere no prazer e ejaculação, por isso, não há porque ter preocupações com esse tipo de mudança.

 

Os homens costumam ficar satisfeitos com a prótese peniana?

Os resultados após o implante da prótese peniana costumam ser positivos e o índice de satisfação alto. De acordo com diferentes estudos e questionários feitos nos últimos anos, essa taxa de satisfação varia de 75% a 98%. Em relação ao contentamento das parceiras desses homens, os resultados podem chegar até 90%.

A grande vantagem da prótese peniana é trazer de volta aos homens a confiança, principalmente durante as relações sexuais, além de restaurar a masculidade perdida.

 

É possível retirar a prótese peniana?

Ao implementar a prótese peniana, acontece a substituição do corpo cavernoso, tecido esponjoso que normalmente se enche de sangue durante uma ereção. Ou seja, não é possível fazer a reversão do procedimento.

Por este motivo, é sempre recomendável fazer antes outros tipos de tratamentos, como os com medicamentos orais e injeções. Quando não há resultado com esses, a decisão de colocar a prótese peniana deve ser feita com calma e levando em consideração todos os prós e contras da cirurgia.

 

Quero colocar a prótese peniana, e agora?

Esse é o momento de ter ao seu lado um profissional capacitado, experiente e que realmente te dará todo o auxílio necessário durante o processo antes e após o implante.

Com mais de 38 anos de atuação profissional em Sexualidade Humana, o Dr. Marcio Menezes, cirurgião vascular com foco em técnicas médicas para aumento peniano e medicina sexual, é reconhecido e experiente quando o assunto são próteses penianas. Agende agora mesmo sua consulta com ele aqui, tire suas dúvidas e dê o primeiro passo para o seu tão sonhado implante.

 

 

Leia também:

Como o desejo sexual muda ao longo dos anos

É seguro comprar produtos para aumentar o desempenho sexual sem consultar um médico?

Identificar e Prevenir Problemas no Pênis

Os homens e suas parceiras estão realmente satisfeitos com seus implantes penianos?

Plasma Rico em Plaquetas (PRP) e Terapias Celulares para Medicina Sexual e Outros

Saúde do Homem: Disfunção Erétil, Hipogonadismo e Diabetes Tipo 2