A prótese peniana é um dispositivo implantado cirurgicamente no pênis do homem. Ela o auxilia a conseguir uma ereção quando ele quer ter relações sexuais. Podemos utilizar Prótese Peniana para Aumentar o Pênis? Quais as vantagens e desvantagens? Siga a leitura e entenda mais:

Prótese Peniana Aumenta o Pênis?

Não, a colocação de prótese peniana não é destinada a aumentar o pênis.

Quando um homem deve considerar uma prótese?

Normalmente, uma prótese é considerada um último recurso. Homens com Disfunção Erétil (DE) são incentivados a experimentar todos os outros tratamentos possíveis (tais como pílulas, injeções e dispositivos de vácuo) antes de um implante. 

No entanto, alguns tratamentos não são adequados para todos os homens. Por exemplo, os homens que tomam nitratos não podem tomar certos medicamentos para DE.

Que tipos de próteses estão disponíveis?

Geralmente, existem dois tipos diferentes:

  • Semi-rígidas – hastes posicionáveis – têm um núcleo interior feito de aço inoxidável ou articulações plásticas. O homem pode dobrar o pênis quando ele quer uma ereção e dobrá-lo quando ele termina a atividade sexual.

Prótese Peniana Semi-Rígida

Prótese Peniana Semi-Rígida

  • Implantes infláveis – usam um sistema de bomba.  Quando o homem quer ter uma ereção, ele ativa uma bomba colocada no escroto.  Esta ação envia fluído (normalmente uma solução salina) em cilindros insufláveis colocadas no pênis. Os implantes infláveis podem ter 2 ou 3 partes (volumes).  Com os implantes de duas partes, o fluido é mantido na parte de trás dos cilindros infláveis.  Com versões três partes, o líquido está contido num reservatório separado.

Prótese Peniana de Dois Volumes Prótese Peniana de Dois Volumes

Prótese Peniana de Três Volumes

Prótese Peniana de Três Volumes

Hoje em dia, os implantes infláveis de 3 peças são os mais comuns.

Ambos os tipos de próteses penianas ficam completamente escondidos dentro do corpo. Ninguém pode vê-los.

Quais são alguns dos inconvenientes de uma prótese peniana?

Infecção é um risco. Se o implante causar infecção, ele terá de ser substituído. Às vezes os danos atingem o tecido circundante. Entretanto, o médico que realizou o implante deve saber orientar e reverter a situação.

O dispositivo pode ter mau funcionamento?

É possível um implante funcionar mal. Isto é mais comum com dispositivos insufláveis, que podem ocorrer fugas do líquido de solução salina para dentro do corpo. O fluido em si não deve causar problemas, mas o dispositivo deve ser substituído ou reparado.

A prótese pode desgastar?

Sim. Normalmente, o dispositivo irá funcionar durante cerca de 12 a 15 anos. Depois disso, é provável precisar  de substituição.

Como é o procedimento de implante?

Para alguns homens, o procedimento de implante de prótese peniana é uma cirurgia realizada em um dia. Outros precisam passar uma noite no hospital.

O paciente recebe anestesia geral e são feitas incisões no pênis, abdômen inferior ou escroto. Depois disso, muitos homens precisam tomar medicamentos orais para a dor. A atividade sexual deve ser evitada por cerca de um mês após a cirurgia.

O sexo ainda será o mesmo com uma prótese?

Os pacientes costumam sentir as mesmas sensações ao atingir o orgasmo e ejacular, assim como era antes de colocar o implante.

Qual é o índice de satisfação para próteses penianas?

O índice de satisfação é muito elevado. Para os homens com implantes, a taxa pode chegar a 85%. Para as suas parceiras, pode ser tão elevado quanto 90%.

E se eu não gostar do implante? A operação pode ser revertida?

Não. O implante das próteses penianas substitui o corpo cavernoso, o tecido esponjoso que normalmente se enche de sangue durante uma ereção. 

Então, é importante que o paciente discuta os prós e contras com seu médico antes de realizar este procedimento. Normalmente, outros tratamentos para a Disfunção Erétil (como medicamentos orais ou dispositivos de vácuo) são considerados antes de um implante.

Permanece com dúvidas ou deseja agendar uma consulta para conversar comigo sobre o assunto? Entre em contato!

Leia também: O pênis diminui após a Cirurgia de Implante Peniano?