
A disfunção erétil (DE) - dificuldade em obter ou manter uma ereção firme o suficiente para a relação sexual - é um problema comum. Geralmente está relacionado a problemas de saúde física, como diabetes, baixa testosterona e doenças cardíacas.
Mas às vezes, a DE tem causas emocionais ou psicológicas. Nesse caso, é denominado DE psicogênica. Pode acontecer quando um homem está se sentindo deprimido ou ansioso, tendo problemas com seu relacionamento ou lidando com o estresse. Homens que se sentem em conflito com relação ao sexo por causa de crenças religiosas ou culturais também podem ter disfunção erétil psicogênica.
Para muitos homens, a situação leva à ansiedade de desempenho. Um homem pode ficar tão ansioso para ter uma ereção e agradar sua parceira que, quando está em um encontro sexual, ele tem dificuldades de ereção.
Felizmente, a ansiedade de desempenho e a DE psicogênica podem ser gerenciadas.
Leia também: Qual é a diferença entre ansiedade de desempenho sexual e disfunção erétil?
Comece por ver o seu médico. Às vezes, a disfunção erétil tem causas psicológicas e físicas, por isso é uma boa ideia fazer primeiro um exame médico completo. Se forem encontrados problemas físicos, eles podem ser resolvidos.
Aqui estão algumas outras idéias a serem consideradas:
- Fale com sua parceira. Discutir sexo com sua parceira pode ser estranho, mas vale a pena o esforço. Se você se preocupa com a satisfação de sua parceira, ela pode lhe tranquilizar. Ou ela pode se abrir e falar mais sobre o que precisam e gostam.
- Lembre-se de que os problemas de ereção são comuns. A maioria dos homens tem dificuldades de ereção de vez em quando. Ter DE não é um reflexo de sua masculinidade ou de suas habilidades sexuais. Não deixe que isso afete sua auto-estima ou autoconfiança.
- Lembre-se de que a intimidade é mais do que penetração. Mesmo sem uma ereção firme, os casais ainda podem desfrutar da proximidade através de abraços, beijos e toques.
- Concentre-se no momento. Durante o sexo, tente se concentrar no “aqui e agora” - as sensações de tato, paladar, olfato, visão e som. Concentre-se neste momento com sua parceira e no que você está sentindo no momento. (Saiba mais sobre Mindulness para a Sexualidade)
- Consulte um terapeuta sexual. Se precisar de ajuda adicional, um profissional treinado pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para melhor comunicação e foco. Eles também podem ajudá-lo a trabalhar as crenças que podem estar atrapalhando o seu prazer sexual.
Nós disponibilizamos um questionário de Avaliação e Causas Psicológicas / Orgânicas da Disfunção Erétil, clicando no link você tem acesso.
Lembrando que este questionário não é uma consulta médica.
Leituras sugeridas:
- Qual é a diferença entre ansiedade de desempenho sexual e disfunção erétil?
- Como a obesidade pode afetar minha vida sexual?
- Saúde do Homem: Disfunção Erétil, Hipogonadismo e Diabetes Tipo 2
- O Papel da Mente nas Ereções e na Disfunção Erétil
- Homens Jovens e Disfunção Erétil
- Estudo brasileiro explica como alcoolismo pode levar à disfunção erétil