Ficando mais velho? Se você for homem, o tamanho da próstata pode se tornar uma preocupação.

O crescimento da próstata é uma parte natural do envelhecimento. Para a maioria dos homens, essa glândula do tamanho de uma noz começa a ficar maior por volta dos 40 anos. Cerca de 90% dos homens com mais de 80 anos têm uma próstata aumentada.

O termo médico é hiperplasia benigna da próstata (BPH) – aumento benigno da próstata, e os cientistas não sabem exatamente por que isso acontece. A palavra mais importante é benignaO crescimento não é sinal de algo errado. Não é um tumor e não está relacionado ao câncer de próstata, embora seja possível ter as duas doenças ao mesmo tempo.

Ainda assim, uma próstata aumentada pode criar alguns problemas devido à anatomia. A uretra, que carrega a urina e o sêmen para fora do corpo, passa direto pela próstata. E com a BPH, o tecido cresce para dentro, colocando pressão na uretra, dificultando a micção.

Os Sintomas do Trato Urinário Inferior (STUI) incluem problemas com fluxo urinário fraco, necessidade urgente de urinar e noctúria (necessidade de urinar várias vezes durante a noite).

Geralmente, é o incômodo urinário que faz os homens procurarem tratamento. Infelizmente, os tratamentos podem ter efeitos colaterais sexuais, como disfunção erétil (DE) e problemas com a ejaculação.

Nem todos os homens têm essas complicações, mas você deve conhecer as possibilidades antes de seguir em frente. Seu urologista pode lhe dizer mais sobre sua situação pessoal.

Vamos examinar os efeitos colaterais sexuais do tratamento com BPH em mais detalhes.

Como os tratamentos de próstata aumentadas podem afetar minha vida sexual?

Os tratamentos mais comuns de BPH incluem medicamentos (como inibidores da 5-alfa redutase e alfa-bloqueadores), procedimentos minimamente invasivos (como stents e tratamentos a laser) e cirurgia (como ressecção transuretral da próstata ou RTU). Os possíveis efeitos colaterais sexuais podem incluir o seguinte:

– Baixa libido – diminuição do interesse por sexo

– Disfunção erétil (DE) – dificuldade em obter e manter uma ereção rígida o suficiente para a relação sexual

– Dificuldade em ejacular

– Ejaculação retrógrada – quando o sêmen flui para trás na bexiga em vez de para a frente para fora do pênis

Os efeitos colaterais sexuais do tratamento com BPH podem ser controlados?

Sim.

Por exemplo, se você achar que seu desejo sexual está despencando como um efeito colateral de um medicamento, seu médico pode sugerir mudar o medicamento ou a dose. (Observação: essas alterações nunca devem ser feitas sem a orientação de um médico. Sempre verifique com seu provedor primeiro).

A disfunção erétil (DE) é tratada de várias maneiras, incluindo pílulas, injeções, dispositivos a vácuo e implantes penianos. A maioria dos homens começa com a medicação e passa para outros tratamentos se não responderem aos medicamentos. (Novamente, se você está pensando em tentar medicamentos para DE, verifique com seu médico primeiro. Esses medicamentos não são apropriados para todos os homens e precisam ser prescritos por um médico).

A ejaculação retrógrada nem sempre é um problema. Mesmo que o sêmen entre na bexiga, não é prejudicial e passa com a urina. E você ainda deve sentir prazer do orgasmo. No entanto, se você e sua parceira quiserem formar uma família, talvez seja necessário usar métodos alternativos para extrair esperma. Um especialista em fertilidade pode ajudar.

Alguns tratamentos de BPH são mais amigos do sexo do que outros?

Esta pergunta é difícil de responder porque muito depende da sua situação pessoal.

Dito isso, existem vários tratamentos de BPH mais recentes, e os testes tiveram alguns resultados encorajadores. Por exemplo, estudos de aquablação, que usa jatos d’água para remover o tecido da próstata, sugerem que essa técnica pode preservar as ereções e a função ejaculatória. Mas a aquablação ainda é considerada experimental e os cientistas precisam investigar seus efeitos de longo prazo antes que se torne rotina.

Que tratamento devo escolher para obter os melhores resultados sexuais?

Isso é com você. Esteja aberto com seu urologista sobre suas prioridades e preocupações. Se você tem uma parceira, você pode levá-la às consultas médicas para que ela possa participar da discussão.

Fonte: SMSNA

Saiba Mais:

Problemas de Ereção

– Disfunção Erétil