
Os esforços para compreender e desbloquear o potencial de regeneração do corpo aumentaram dramaticamente nos últimos anos. O chamado “biohacking” visa melhorar a funcionalidade e reverter os processos de doenças.
Objetivos
Esta revisão buscará resumir os dados disponíveis para o uso de plasma rico em plaquetas (PRP), terapias celulares (células-tronco) e outras novas terapias na medicina sexual.
Métodos
A busca na base de dados PubMed foi realizada com as palavras-chave “Stem cell therapy in Erectile dysfunction (DE)”, “Gene therapy in ED”, “Novel therapeutics for ED” e “Biohacking”. Artigos de notícias populares sobre a regulamentação da terapia com células-tronco foram revisados.
Resultados
Os esforços de pesquisa conseguiram produzir uma série de novas terapêuticas, incluindo terapia com células-tronco e plasma rico em plaquetas. Embora o uso desses itens tenha sido amplamente focado em outras especialidades além da urologia, as aplicações envolvendo medicina sexual foram documentadas e parecem estar aumentando.
Conclusão
Apesar das evidências de que essas tecnologias estão sendo adotadas nas práticas clínicas, os dados de qualidade para apoiar a eficácia são bastante limitados.
Fonte: https://www.smr.jsexmed.org/article/S2050-0521(20)30070-6/fulltext
Leitura sugerida:
- Terapia Plasma Rico em Plaquetas para a Disfunção Sexual Masculina: Mito ou Realidade?
- Plasma Rico em Plaquetas (PRP) para Disfunção Erétil
- Plasma Rico em Plaquetas (PRP) e Terapias Celulares para Medicina Sexual e Outros
- Exercícios que podem ajudar os homens a superar a Disfunção Erétil ou a Ejaculação Precoce
- Ondas de Choque no Tratamento da Disfunção Erétil
- Tratamentos com células-tronco e Disfunção Erétil
- Mais pesquisas necessárias sobre terapia com células-tronco para Disfunção Erétil