Não é incomum os homens se sentirem um pouco ansiosos com o tamanho do pênis. Eles podem silenciosamente comparar seu comprimento e perímetro com as medidas de seus colegas em um vestiário comunitário, ou se perguntar por que seu próprio pênis não se parece com o que vêem em fotos ou vídeos pornográficos.

Ilustração Homens Comparando tamanho do pênis

Para alguns homens, essa preocupação pode entrar em conflito com a vida cotidiana. Homens com síndrome do pênis pequeno (às vezes chamada de distúrbio dismórfico do pênis) percebem seu pênis como inadequado. O médico pode dizer que é um tamanho natural e a(o) parceira(o) pode tranquilizá-los sobre a satisfação sexual. Mas o homem não vai acreditar.

Frequentemente, homens com síndrome do pênis pequeno evitam qualquer situação que possa envolver a revelação do tamanho do pênis, desde o uso de um banheiro público até natação e atividades sexuais. Eles podem sentir vergonha e se afastar de seus amigos e familiares.

Homens preocupados com o tamanho do pênis geralmente consultam profissionais que trabalham em urologia, andrologia, cirurgia e medicina sexual.

Alguns homens recorrem a produtos para alongamento do pênis vendidos on-line ou a clínicas que oferecem cirurgia para aumento do pênis. No entanto, essas abordagens nem sempre são indicadas e podem não ter resultados, terem resultados pobres ou até prejudicar a saúde quando não há um acompanhamento médico.

Sou insatisfeito com o Tamanho do Pênis, o que fazer?

O tratamento de homens preocupados com o tamanho do pênis deve começar com uma avaliação biopsicossocial completa, seguida de extensas atividades de psicoeducação, aconselhamento e psicologia, mesmo se a cirurgia estiver sendo considerada.

Se você está preocupado com o tamanho do seu pênis ou está pensando em um procedimento para melhorar o pênis, converse primeiro com um profissional. Um terapeuta também pode ajudá-lo a colocar em perspectiva o tamanho do pênis e orientá-lo sobre qualquer problema de autoestima e imagem corporal. A terapia também pode solucionar qualquer depressão ou ansiedade que você sinta.

As reclamações sobre o tamanho do pênis devem ser levadas a sério e é necessária uma avaliação biopsicossocial e multidisciplinar completa.

É importante resolver esses problemas primeiro, antes de se submeter a um procedimento.

Fonte: https://www.sexhealthmatters.org/did-you-know/counseling-recommended-for-men-with-small-penis-syndrome

Recursos

O Jornal de Medicina Sexual

Pastoor, Hester, MSc e Angela Gregory, BA, PGDip

“Insatisfação no tamanho do pênis”

(Artigo completo na imprensa. Publicado em 19 de maio de 2020)

https://www.jsm.jsexmed.org/article/S1743-6095(20)30182-X/fulltext

Leituras sugeridas:

Faloplastia – Aumento Peniano

Conheça a média de tamanho do pênis brasileiro por idade

Saiba se você precisa aumentar o pênis

Pressão Alta e Problemas Sexuais

Redução de gordura da região pubiana