Todo homem já notou que seu pênis encolhe depois de um banho gelado, um mergulho em uma piscina com água mais fria ou a ser exposto a baixas temperaturas. O fato é muito comum e natural. Mas você sabe por que isso acontece?

Por que o pênis encolhe?

Uma das tarefas mais importantes do corpo humano é preservar calor e energia. Quando está frio, os vasos sanguíneos direcionam os esforços para manter o fluxo de sangue para o meio do corpo, onde estão nossos órgãos vitais, como coração e pulmões. Com isso, há uma redução da circulação sanguínea nas extremidades, como os dedos da mão e dos pés e também do pênis.

Como o órgão é constituído de uma estrutura basicamente vascular, com a diminuição da temperatura, sofre vasoconstrição, assim como os outros vasos sanguíneos do corpo, o que contribui para o seu encolhimento.

Além disso, com as temperaturas baixas, nossos músculos também se contraem para reter mais energia. A diferença é que, enquanto a maioria deles é sustentado por uma estrutura óssea que evita um grande encolhimento, o pênis não. E por ser elástica, a pele do órgão, com a contração, fica com uma aparência “enrugada”.

Durante o frio, os testículos também precisam ficar próximos ao corpo para se manterem aquecido. Para isso, um músculo chamado cremaster —que envolve toda a bolsa escrotal e a base do pênis— se contrai. A contração dessa musculatura leva a uma diminuição do saco escrotal e também da base peniana.

Pode parecer bizarro, mas esse “encurtamento momentâneo”, que pode ser de até 50% do tamanho e 30% da circunferência, têm seus benefícios —pelo menos, biologicamente falando. O encolhimento da bolsa escrotal deixa os testículos menos expostos. Isso faz com que eles não esfriem, garantindo os espermatozoides vivos em condições ideais de temperatura.

Felizmente, o encolhimento não dura muito tempo. Assim que a temperatura aumenta, o corpo sai do estado de “economia de energia” e o sangue volta a fluir livremente (inclusive em direção ao pênis).

Mas ele só encolhe no frio?

Para alguns homens, o pênis encolhe também quando tomam um susto. Para ativar o sistema de proteção do corpo diante de uma situação inesperada (o susto), nosso cérebro ordena a liberação de uma descarga de adrenalina na corrente sanguínea, um hormônio produzido nas glândulas suprarrenais que tem a função de preparar o corpo para o perigo.

Essa descarga provoca, entre outros efeitos, a elevação da pressão arterial, o aumento do fluxo de sangue nos músculos e a aceleração dos batimentos cardíacos (daí a expressão “meu coração quase saiu pela boca”).

Além disso, a adrenalina estimula a contração dos vasos sanguíneos, que serve para melhorar a irrigação do sangue para órgãos vitais, como o cérebro e o coração. Bom, a essa altura você já deve ter percebido que, mais uma vez, vai faltar sangue lá para as partes baixas.

Nós trabalhamos com um método que ameniza este encolhimento do pênis (Bloqueio do Reflexo Cremasteriano), se trata da aplicação de toxina botulínica na musculatura responsável pelo encolhimento do pênis.

Fonte: Falando sobre Pênis

Leituras sugeridas:

Faloplastia – Aumento Peniano

Cirurgia para aumento peniano: parecer da SBU

O órgão genital pode diminuir de tamanho?