Esta é uma questão desafiadora porque os níveis de testosterona nos homens podem variar dependendo da idade do homem, da hora do dia e até mesmo do laboratório que processa uma amostra de sangue.

Em geral, uma faixa total de testosterona de 300 a 1.000 ng/dl é considerada normal, de acordo com a Endocrine Society. A American Urological Association também utiliza 300 ng/dL como seu ponto de corte para o diagnóstico de baixos níveis de testosterona (hipogonadismo).

Gráfico nível de testosterona

Como medir os níveis de testosterona?

A testosterona é medida com um simples exame de sangue. Às vezes, vários testes são necessários para verificação.

Aprenda mais sobre os fatores que influenciam a medição de testosterona, a seguir:

Note que anteriormente usamos o termo testosterona total.

A testosterona é classificada como total ou livre. Cerca de 98% da testosterona de um homem é considerada vinculada. Está ligado a proteínas – albumina e globulina de ligação a hormonas sexuais (SHBG). Essas proteínas ajudam a transportar testosterona pelo corpo.

O resto da testosterona de um homem é “grátis”. Não está ligado a nenhuma outra substância.

Para obter uma imagem completa, os médicos geralmente consideram os níveis de testosterona livre e total para determinar um nível total de testosterona, que é amplamente utilizado no diagnóstico de testosterona baixa.

Alguns fatores que podem afetar a medição da testosterona incluem o seguinte:

– Idade. Os níveis de testosterona de um homem declinam naturalmente à medida que ele envelhece – cerca de 1% a cada ano após os 40 anos.

– Hora do dia. Os níveis de testosterona geralmente são mais altos pela manhã, diminuem conforme o dia passa e são reabastecidos durante o sono. Os médicos costumam medir a testosterona entre as 7h e as 10h para manter a consistência, especialmente se estiverem fazendo muitas medições ao longo do tempo para comparação. Testar de manhã pode não ser tão crítico para homens mais velhos. A pesquisa sugere que as flutuações são menos evidentes em homens com mais de 45 anos e que o teste a qualquer momento antes das 14h é aceitável.

– Laboratório. Os procedimentos de medição variam de laboratório para laboratório, e alguns métodos são mais precisos que outros. O tipo de equipamento utilizado e as condições ambientais durante o processamento e armazenamento também podem influenciar os resultados.

Quando os médicos suspeitam de baixa testosterona, eles olham para muitos fatores, não apenas os resultados dos exames de sangue. Eles consideram a saúde geral do homem, idade, peso, medicamentos e condições de saúde que podem afetar a testosterona, como diabetes e distúrbios da tireoide. Os sintomas, como baixo desejo sexual, fraqueza, mau humor e perda de massa muscular, também são importantes.

Fonte: ISSM

Leituras sugeridas:

Maneiras naturais de aumentar a testosterona

Como a doença da tireoide afeta a saúde sexual?

Exercício físico afeta os níveis de testosterona?