O uso de dispositivos eletrônicos à noite pode afetar a fertilidade do homem
11 de novembro de 2020

O uso de dispositivos eletrônicos à noite pode afetar a fertilidade do homem

Compartilhe

Você assiste TV à noite? Percorre redes sociais ou sites de notícias no seu smartphone antes de dormir? Se você é um homem que gostaria de começar uma família, isso pode ser um problema.

 

O uso de smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos à noite pode afetar a fertilidade de um homem, de acordo com um estudo recente na revista Sleep.

 

Dispositivos emissores de luz estão associados à pior qualidade do esperma, disseram os autores.

 

Os pesquisadores trabalharam com 116 homens de 21 a 59 anos que eram pacientes em uma clínica de fertilidade. Cada homem deu uma amostra de sêmen e respondeu a perguntas sobre o uso noturno do dispositivo.

 

Homens que usaram seus dispositivos digitais à noite e depois de dormir eram mais propensos a ter problemas com a motilidade do espermaIsso significa que seus espermatozoides tiveram problemas para avançar ou "nadar". A boa mobilidade aumenta as chances de um espermatozóide alcançar um óvulo e fertilizá-lo.

 

Os usuários de dispositivos também tendem a ter concentrações de espermatozóides mais baixas.

 

A duração do sono também parecia afetar os espermatozoides. Homens que dormiram mais tinham maior probabilidade de ter maiores totais de esperma e melhor movimentação de esperma do que os homens que relataram sonolência.

 

“Até onde sabemos, este é o primeiro estudo a relatar esses tipos de correlações entre a qualidade do esperma e o tempo de exposição à luz de curto comprimento de onda emitida pela mídia digital, especialmente smartphones e tablets, à noite e depois de dormir”, disse o diretor investigador Amit Green, PhD em um comunicado à imprensa.

 

O Dr. Green observou que o uso da televisão à noite também pode afetar a qualidade do esperma.

 

Fonte: https://www.sexhealthmatters.org/did-you-know/nighttime-digital-device-use-might-affect-sperm-quality