Pênis Escondido ou Pênis Embutido
O fenômeno conhecido como pênis escondido ou embutido se dá quando o pênis fica abaixo da superfície da pele pré-púbica e pode ficar parcial ou totalmente coberto.
O pênis está devidamente formado na 16ª semana de gestação. O pênis congênito embutido é causado por uma anomalia de desenvolvimento em que a fáscia dartos não se desenvolveu na configuração elástica normal para permitir que a pele peniana se mova livremente sobre os tecidos mais profundos da haste peniana. Em vez disso, a camada dartos é inelástica, o que impede a extensão para a frente do pênis e o mantém enterrado sob o púbis.
A fisiopatologia do pênis embutido em adultos difere daquela em crianças e inclui contratura da cicatriz induzida iatrogenicamente com descida simultânea do coxim adiposo abdominal. Como o pênis está suspenso do púbis pelo ligamento suspensor, ele permanece fixo, ao contrário da gordura pré-púbica. Conforme a gordura desce sobre o pênis, pode ocorrer umidade excessiva e crescimento excessivo de bactérias. A infecção crônica pode causar maceração da pele e mais contratura da cicatriz, agravando ainda mais o problema. Em muitas crianças, essa condição é autolimitada. No entanto, em adultos, o teor de gordura corporal total normalmente aumenta com a idade, fazendo com que o pênis enterrado piore com o tempo
Exemplo de pênis escondido / Imagem Internet
Quando um homem tem um pênis escondido ou "embutido", o eixo de seu pênis está interiorizado ou escondido no interior da gordura da região pubiana. O pênis ainda tem o tamanho dentro do padrão natural, mas apenas uma pequena parte é visível. A condição é às vezes chamado de pênis embutido ou escondido. É uma condição diferente do micropênis.
- Se seu pênis encolhe muito quando está em repouso (estado flácido) este material pode ser de seu interesse.
Um pênis embutido pode ser congênito (presente no nascimento). Também pode acontecer na idade adulta, causada pela obesidade, envelhecimento e inflamação. Ganho de peso significativo pode tornar pior, haverá mais gordura na região pubiana, escondendo mais ainda o pênis.
Os homens que realizaram a cirurgia de bypass gástrico (cirurgia para perda de peso) podem achar que seu pênis se torna oculto pelo excesso de pele resultante do emagrecimento.
Linfedema genital, uma condição em que a quantidade excessiva de líquido linfático recolhe nos genitais, também pode levar a um pênis embutido. Algumas doenças podem levar a este quadro (linfangites crônicas ou agudas).
Um homem com um pênis embutido pode ter problemas para se apresentar sexualmente. Ereções podem ser dolorosas e a penetração vaginal pode não ser possível. Ele também pode se sentir constrangido com a situação.
Os sintomas urinários são comuns também. Porque o pênis não pode ser facilmente acessado, um homem pode precisar sentar-se para usar o banheiro.
Manter uma boa higiene é muitas vezes um problema para o homem com pênis escondido. A área é de difícil higiene, de manter limpa e seca, deixando-o propenso a infecções bacterianas e micóticas.
Tratamento Cirúrgico para o Aumento do Pênis Escondido
A perda de peso pode aliviar a condição até certo ponto. Mas em casos mais graves, a cirurgia para retirada do excesso de pele torna-se necessária.
Não se sabe quantos homens adultos têm um pênis embutido. Muitas vezes, os homens não mencionam a seus médicos, por vergonha, insegurança e constrangimento. No entanto, se você está preocupado com um pênis escondido, não se esqueça de falar com seu médico.
Leituras sugeridas:
- Pênis Oculto: Uma Visão Geral
- Maiores dúvidas sobre a Cirurgia de Aumento Peniano
- Quando o Aumento Peniano é Indicado?
- Lipoaspiração na Região Pubiana