A fisioterapia peniana foi um assunto muito falado em 2021 por causa do cantor de sertanejo de “A Fazenda 13”, mas mesmo assim, não foi muito bem abordado pelos meios de comunicação.

Por isso, hoje venho aqui abordar com um pouco mais de cuidado e sinceridade sobre esse processo tão importante para a saúde sexual masculina. Siga a leitura.

O que é e como funciona a fisioterapia peniana?

A fisioterapia peniana é uma parte essencial da reabilitação peniana, ou seja, ela é essencial para ajudar no processo de cura do órgão sexual pós-procedimentos ou lesões. Precisa ser orientado por um médico especializado para não colocar a saúde peniana em risco e demanda muita disciplina.

Ela pode ser feita com um dos aparelhos abaixo ou, em alguns casos, com ambos:

1. Extensor peniano

O extensor peniano é um aparelho feito para segurar e estender um pouco o pênis, mantendo reto e esticado durante o uso.

Ele ficou muito conhecido no tratamento de Peyronie, para endireitar o órgão, mas pode ser usado para estirar as fibras da região e promover melhores resultados para o tratamento realizado.

Precisa ser utilizado diariamente, pelo tempo indicado pelo seu médico (costuma ser, no mínimo, 4 horas), durante meses. Mesmo sendo um uso complicado e incômodo, pode garantir a efetividade de diversos tratamentos.

2. Bomba a vácuo

A bomba a vácuo é um aparelho feito para criar um vácuo negativo na genital, promovendo a circulação sanguínea na região e estimulando uma ereção artificial.

Ele é muito usado no tratamento de Disfunção Erétil (D.E), mas pode ser muito bem-vindo no pós-operatório de outros procedimentos penianos, garantindo que os músculos e a função erétil da região não sejam perdidos durante a recuperação — por isso, ele pode ser usado para a fisioterapia.

Quando a fisioterapia peniana é necessária?

A fisioterapia peniana, como explicado, é necessária em tratamentos de D.E, Peyronie e no pós-operatórios na região (faloplastia, retirada da próstata, cirurgia para tratamentos de fraturas e outras cirurgias penianas).

Ela nunca deve ser feita sozinha, já que o uso incorreto desses equipamentos pode gerar uma lesão grave na genitália, então sempre busque orientação médica adequada.

Faloplastia e a fisioterapia peniana: a realidade do tratamento

Quando o assunto bombou em 2021, foi muito comum a abordagem da faloplastia (saiba mais sobre, aqui), realizada pelo cantor e, por isso, muitas meias-verdades foram ditas.

Sim, é verdade que a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) aponta como um procedimento não eficaz, mas existe muito além dessa informação.

A área da urologia sempre teve muito preconceito com procedimentos “estéticos” na região genital, desconsiderando que, em muitos casos, não se trata de algo meramente visual, mas algo que afeta diretamente a qualidade de vida de muitos homens.

Nos últimos anos, a área vem se abrindo mais para esse tipo de procedimento e, com isso, uma onda de urologistas começaram a trabalhar com eles, oferecendo soluções milagrosas e endeusando métodos que não são nem a única, nem a melhor opção para tais resultados.

Eu, Dr. Marcio Dantas de Menezes, trabalho com Faloplastia (cirurgia para Aumento Peniano) há mais de 30 anos e concordo, o método que uso (de secção dos ligamentos entre o pênis e o osso pubiano) não vai fazer o pênis crescer e aumentar. Mesmo assim, ele possibilita que o órgão desça um pouco mais, aparecendo melhor a olho nu e garantindo alguns centímetros extras, assim como mais confiança para os pacientes.

Então, diferente de muitos urologistas, outros profissionais não vendem promessas milagrosas, mas sim uma possibilidade realista com base na realidade fisiológica de nossos pacientes.

É realmente triste que os cuidados com a saúde sexual e autoestima masculina sejam tão mal falados e vistos pela sociedade, mas me alegra perceber que estamos aos poucos melhorando.

Caso queira saber mais sobre a fisioterapia peniana ou procedimentos que trabalho, confira meu site ou entre em contato comigo para marcar uma consulta. Até a próxima!