A Harmonização Genital, em específico Harmonização Peniana, é um termo que tem sido usado de maneira errada, afinal, mesmo sendo um procedimento complicado, a usam para descrever algo muito mais simples do que deveria ser.

Além de espalhar meias verdades sobre procedimentos estéticos penianos, muitos “profissionais” seguem os vendendo como se o pré, o durante e o pós-operatório fossem um paraíso sem riscos, sem dor e sem complicações.

Infelizmente, não é bem assim. Por isso, hoje estarei destrinchando e explicando sobre o assunto, afunilando para minha área, e apresentando o que realmente é a harmonização peniana, confira!

SUMÁRIO:

  • O que é a harmonização peniana?
  • Quais procedimentos são feitos para harmonizar a genital masculina?
  • Harmonização peniana ao longo dos anos 
  • 1932 – 2021
  • A Evolução da Saúde Masculina: Rompendo Barreiras para o Bem-Estar
  • Resistência à Mudança
  • Um Passado de Negligência
  • O Mercado em Transformação
  • Além do Urofill
  • Buscando a Excelência
  • Uma Mudança de Paradigma
  • Educação Contínua
  • Produtos famosos utilizados para a harmonização peniana
  • Outras formas de se harmonizar o pênis
  • A nova geração de profissionais da área e suas meias-verdades

O que é a harmonização peniana?

A harmonização peniana é um procedimento estético ou cirúrgico realizado na região genital para melhorar aspectos visuais ou reduzir possíveis desconfortos físicos, limitantes ou não, na vida dos indivíduos.

Ele não se prende a um único procedimento, afinal, necessita harmonizar com todas as outras regiões ao redor do pênis, tal como virilha, saco escrotal, barriga e pernas. Ou seja, não se trata apenas de um engrossamento — é muito mais do que apenas isso.

Quais procedimentos são feitos para harmonizar a genital masculina?

Esses procedimentos podem incluir cirurgias íntimas, como aumento do pênis em comprimento e grossura, aumento da glande, refinamento de cirurgias já realizadas no pênis (postectomias, ou encurtamentos produzidos por cirurgias como prostatectomia, doença de Peyronie e traumas de bacia).

Além disso, em casos de obesos, que possuem um depósitos de gordura avolumados na região peniana, o uso da lipoaspiração na região também faz parte da harmonização. Outros pacientes têm alterações no tamanho da bolsa escrotal, necessitando do aumento ou redução dela.

Em pacientes com ausência ou má formação de testículos, pode ser incluso o implante testicular. Existem também as doenças na bolsa escrotal, como varicocele e hidrocele, condições de alta incidência, que podem provocar deformidades na região.

É importante destacar que a harmonização é uma decisão pessoal e deve ser cuidadosamente considerada. É fundamental buscar informações especializadas e profissionais qualificados e, mais importante, discutir expectativas e possíveis riscos envolvidos ante qualquer decisão.

Harmonização peniana ao longo dos anos

A harmonização peniana foi uma questão muito necessária desde o final da Primeira Guerra Mundial, em especial porque, na época, os ataques eram frequentemente com granadas não tão tecnológicas, ou seja, em períodos de guerra havia muito mais feridos do que mortos.

1932

Então, em 1932, perto do final da guerra, a primeira cirurgia de reconstrução peniana acontece, na antiga União Soviética, e depois vem uma segunda, na Inglaterra.

1984

A partir dos anos 84, quando no Brasil o professor Dr. Roberto Farina começou as primeiras cirurgias de transsexuais, abriu-se portas para um novo mercado de procedimentos genitais. Depois vieram novas técnicas na área, que levaram a uma facilitação do conhecimento da arte de harmonização e reconstrução peniana.

1990

Foi nos anos 90 que começou-se a testar o uso de gordura para o aumento da circunferência do pênis, por meio do implante de autóloga do mesmo paciente (lipoaspiração e realocação), que ainda hoje é usada em alguns serviços.

Nessa época foi criado o termo “bioplastia” para o uso de polimetilmetacrilato no pênis e em outras áreas no corpo, como face e outras deformidades, e durante muitos anos ele era o único produto sintético a ser injetado no pênis.

1998

Já o Ácido Hialurônico surgiu nos anos 98 na Inglaterra, e começou a ser usado para esses tratamentos. O seu uso no Brasil só não era maior na época, porque o custo do produto e da importação era inviável para grande parte da população brasileira.

2000 – 2005

Entretanto, com o surgimento de novas marcas e novas tecnologias de fabricação, houve o seu barateamento e, com isso, nos anos 2000 – 2005, começou o uso de Ácido Hialurônico no pênis.

2006

Esse grande esforço de reconstrução para harmonização veio com o primeiro implante de pênis na África em 2006, e mais recentemente o primeiro implante de pênis e bolsa escrotal, nos EUA. Esses procedimentos, sim, são uma harmonização peniana, pois realmente trabalham para trazer o equilíbrio na região.

2020 – 2021

A partir de 2020 – 2021 emprestou-se o nome de harmonização facial para criar a harmonização peniana, um termo muito mais moderno do que bioplastia, porém extremamente incorreto ao compará-lo com o procedimento em si.

Vale ressaltar que mesmo que os ácidos hialurônicos estejam muito mais evoluídos, menos caros e mais viabilizados para procedimentos, a sua duração ainda é pequena, necessitando novas aplicações.

A Evolução da Saúde Masculina: Rompendo Barreiras para o Bem-Estar

Desde 1932, os homens têm buscado melhorias em sua saúde sexual e bem-estar. No entanto, essa jornada histórica foi marcada por desafios e resistência ao progresso por parte do status quo. Limitando e impedindo o fluir da evolução.

Resistência à Mudança

O progresso na busca pelo aumento peniano e outras melhorias estava comprometido pela relutância em aprimorar técnicas cirúrgicas para o aumento peniano, preenchimento para o aumento em circunferência do pênis e da glande, bem como a plástica para o aumento ou redução da bolsa escrotal (escrotoplastia).

Sociedades médicas com alto poderio tecnológico, administrativo e judicial não reconheciam a necessidade de evolução nessa área crucial para o bem-estar masculino e seu empoderamento social.

Um Passado de Negligência

O negacionismo evolutivo privou os homens de um bem-estar e de um maior empoderamento, em especial em sua vida e saúde sexual.

Muitas sociedades tentaram banir avanços nesta área, resultando em um atraso significativo e criando uma classe médica, de menor valia, que lutou bravamente para manter viva a luta pelo sonho de técnicas que evoluíram passo a passo com dor, alegria e entusiasmo a cada nova conquista (Técnico).

O Mercado em Transformação

Hoje, testemunhamos uma mudança significativa, com profissionais altamente especializados em várias áreas buscando inovações para suas clínicas. O tempo perdido está sendo recuperado com a evolução constante no campo da medicina estética masculina.

Além do Urofill

Embora técnicas como o Urofill estejam sendo popularizadas no Brasil como algo novo e inédito, elas são consideradas ultrapassadas para quem trabalha na área há 30 anos ou mais, devido à quantidade de perfurações na pele do pênis e à necessidade de novos e constantes retornos para mais aplicações.

A técnica desenvolvida pelo Professor Almir Nacul e Marcio Passy nos anos 90 é mais segura e tem mais de 30 anos de experiência, com menos complicações.

Buscando a Excelência

Evoluir além do que é considerado “bom” é essencial. Nossa clínica recebe diariamente entre 15 a 20 contatos de homens em busca de procedimentos estéticos e harmonização genital. Os obstáculos atuais, como o alto custo e as distâncias geográficas, ainda persistem.

Uma Mudança de Paradigma

A Sociedade Brasileira de Urologia, liderada pelo Professor Adriano Fregonesi da UNICAMP, está quebrando o ciclo de negacionismo.

O primeiro curso de medicina estética em urologia foi lançado em 2022, com mais de 150 profissionais interessados em desenvolver essa área. Cabe salientar a presença da estimada professora Carmita Abdu, que abordou o aspecto psiquiátrico do procedimento.

A preparação psiquiátrica dos pacientes e os aspectos plásticos da estrutura genital masculina foram amplamente discutidos e mostrados pelo Dr Marcio Dantas De Menezes que compartilhou sua rica experiência de 38 anos no desenvolvimento do aumento peniano, estética genital, harmonização peniana e escrotoplastia.

No auditório, manifestações entusiásticas partiram principalmente de urologistas em ascensão, como Dr. Marco Túlio e Dr. Rafael Pioli.

Vale destacar também o esforço solitário de outros profissionais reconhecidos mundialmente, como Dr. Paulo Egídio, e daqueles que contribuíram mesmo antes deste momento histórico, como Dr. Roberto Tulli, Dr. Alfredo Romero, Dr. Bayard, Prof. Roberto Farina e Prof. Dr. Jauma Jurado, que foram pioneiros no Brasil e travaram lutas, especialmente no Conselho Federal de Medicina, com o intuito de mostrar a necessidade do desenvolvimento das técnicas plásticas cirúrgicas para o aumento peniano e reconstrução genital.

Além de outros em caráter privado que, no silêncio, entenderam a dor e o sofrimento de seus pacientes e, de alguma forma, além de escutar, tentaram heroicamente ajudá- los.

Educação Contínua

Promover cursos de uso de ácido hialurônico para profissionais médicos é vital para a evolução da área. A minha clínica, Dr. Marcio Dantas De Menezes, oferece programas de Fellow, enfatizando que não existe magia, apenas estudo e compromisso a longo prazo no desenvolvimento dessa arte, para melhoria na qualidade de vida do paciente.

Incentivamos os homens a explorar opções de bem-estar e estética masculina, dentro da necessidade de cada um, observando em especial as condições psiquiátricas e psicológicas do indivíduo.

Destacamos a importância de profissionais comprometidos com a evolução constante para alcançar resultados seguros e satisfatórios.

Produtos famosos utilizados para a harmonização peniana

Dentre os produtos mais famosos, alguns como o Urofill são vendidos como uma solução milagrosa, o que não é bem verdade. Os produtos mais famosos e mais divulgados pelos “profissionais” são os seguintes:

Evoire Rennova Soft Derme Urofill
Duração 8 a 12 meses 6 a 12 meses  6 meses ?
Preço  $$$ $$ $ $$$$$
Liberado pela ANVISA? Sim Sim Sim ?

Outras formas de se harmonizar o pênis

Outra forma muito interessante de harmonizar o pênis é fazendo uso de placas de silicone (Penuma), placas dérmicas que engrossam o pênis.

Elas podem engrossar o pênis, porém no Brasil o Penuma não é autorizado pela ANVISA e não tem como usar aqui (*informação de setembro/23). Por isso, estamos desenvolvendo junto de uma empresa coreana, uma placa dérmica para engrossamento peniano.

A nova geração de profissionais da área e suas meias-verdades

Divulgada e consumida como verdade absoluta e fantasiosa, muitos “profissionais” seguem trabalhando com engrossamento peniano, usando o termo harmonização peniana erroneamente.

Apenas engrossar o pênis e chamar isso de harmonização é uma forma de ganhar mercado, de criar espaço na mídia com uma produção de marketing superficial, pautada na banalização estética do procedimento — e não acredito que seja feito por pura ignorância, mas propositalmente.

Sem mencionar, é claro, que existem muitos profissionais não-médicos realizando procedimentos assim, mesmo sem ter a habilidade para lidar com as consequências e o conhecimento médico para lidar com a região.

Gosto de acreditar que o próprio mercado vai se ajustar e selecionar quem vai continuar fazendo esses procedimentos, em especial se as mídias sociais forem mais bem regradas e reguladas para os profissionais seguirem o protocolo correto.

Mesmo assim, tome muito cuidado antes de comprar procedimentos com qualquer profissional, mesmo os mais famosos e produtos de conteúdo, analise bem as falas e as informações que o profissional vem trazendo e, por meio delas, afunile as opções.

Espero ter tirado todas as suas dúvidas sobre harmonização peniana. Aproveite também para conferir meu artigo “Guia do desenvolvimento do pênis: a média aumentou? Quanto é normal?” e até a próxima!