Ter TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode influenciar bastante a qualidade de vida de uma pessoa, incluindo a sexualidade.

O TDAH é frequentemente diagnosticado em crianças, mas os adultos também podem tê-lo. Alguns podem nem perceber. A condição é marcada por desatenção, desorganização, inquietação e comportamento impulsivo. Uma pessoa com TDAH pode ter dificuldades com habilidades sociais, relacionamentos e emprego.

Os cientistas investigaram a sexualidade em adultos com TDAH em um artigo recente do Journal of Sexual Medicine . Eles revisaram 11 estudos médicos sobre o tema.

Comparados à população em geral, as pessoas com TDAH tendem a ter mais desejo sexual e a se masturbar com mais frequência, disseram os autores. No entanto, eles também tendem a sentir menos satisfação sexual.

Os pesquisadores observaram que a atividade sexual pode ser uma maneira de lidar com as pessoas com TDAH, pois pode ajudar a liberar a tensão. Os medicamentos usados para tratar o TDAH também podem ter efeitos colaterais sexuais.

Eles acrescentaram que as pessoas com TDAH podem ter problemas para encontrar parceiros, processar sinais sexuais, se comportar de maneira adequada durante o sexo e gerenciar distrações. Tudo isso pode contribuir para diminuir a satisfação.

“A saúde sexual ruim parece estar relacionada às dificuldades e sintomas do TDAH, como desatenção, impulsividade, hiperatividade e dificuldade nos relacionamentos amorosos”, escreveram os autores.

Eles incentivaram os profissionais de saúde a discutir a sexualidade com seus pacientes com TDAH e a trabalhar com sexólogos ao tratar esses pacientes. Eles também devem entender como os medicamentos podem afetar a função sexual, disseram os autores.

Leitura sugerida:

Homens, mulheres e problemas sexuais ao longo da vida

Yoga pode melhorar a função sexual?

Impotência Sexual

 Recursos

O Jornal de Medicina Sexual

Soldati, Lorenzo, MD, et al.

“Função sexual, disfunções sexuais e TDAH: uma revisão sistemática da literatura”

(Texto completo. Publicado em 10 de maio de 2020)

Instituto Nacional de Saúde Mental

“Eu poderia ter transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH)?”