
Um veterano dos EUA que recebeu um transplante de pênis e escroto em março de 2018 se recuperou bem de sua cirurgia, de acordo com sua equipe médica.
O homem, que usa o pseudônimo Ray, perdeu as duas pernas e a maioria de seus órgãos genitais depois de pisar em um dispositivo explosivo improvisado enquanto servia no Afeganistão em 2010.
Agora, suas ereções são quase normais, ele pode ejacular e tem um forte fluxo de urina, relataram seus médicos no New England Journal of Medicine. Seu novo pênis também sente sensações.
Enquanto os transplantes de pênis já haviam sido feitos antes, a cirurgia de Ray foi a primeira vez que um pênis, escroto e parte da parede abdominal foram transplantados. (Os testículos não foram transplantados.)
Seus novos órgãos genitais vieram de um homem falecido, cuja família concordou com a doação. Encontrar doadores para transplantes de pênis pode levar tempo, já que os cirurgiões pretendem igualar a idade e o tom de pele o mais próximo possível.
A operação de 14 horas ocorreu no Hospital Johns Hopkins, em Baltimore. Ray ainda tinha uma pequena porção do pênis e da uretra (o tubo que permite a saída da urina e do sêmen) depois que ele foi ferido, e os cirurgiões costuraram pequenos vasos sanguíneos, nervos e uretra.
Primeiro transplante de pênis e escroto. Hospital Johns Hopkins
Duas semanas após a cirurgia, Ray recebeu uma infusão feita da medula óssea do doador para que seu corpo não rejeitasse os novos órgãos genitais. Ele provavelmente precisará tomar medicamentos imunossupressores pelo resto da vida.
Os especialistas da Johns Hopkins não sabem ao certo quando o próximo transplante será realizado. Eles ainda estão ajustando o processo e a cirurgia é cara. Johns Hopkins pagou entre US$ 300.000 e US$ 400.000 para cobrir a maior parte do procedimento de Ray e os cirurgiões doaram seu tempo. No entanto, não está claro se as companhias de seguros cobrirão as despesas.
Por enquanto, o Hospital Johns Hopkins aprovou mais 60 transplantes para veteranos militares, informou o Baltimore Sun. Por enquanto, os procedimentos não estão planejados para homens trans, submetidos a cirurgia de afirmação de gênero, mas essa possibilidade pode se abrir com o tempo.
Após aproximandamente um ano e meio de seu transplante, Ray está agora na casa dos trinta anos, vivendo sozinho e estudando em período integral.
Fonte: https://www.sexhealthmatters.org/news/after-penis-and-scrotum-transplant-vet-doing-well/
Recursos
The Baltimore Sun
Cohn, Meredith
“O transplante de pênis realizado em um soldado da Johns Hopkins em Baltimore é considerado um sucesso”
(7 de novembro de 2019)
https://www.baltimoresun.com/health/bs-hs-penis-transplant-on-soldier-20191107-uwwo6plq2nhdpkwfwlx7vjusui-story.html
MedPage Today
Kristina, Fiore
“Pênis do veterinário, transplante de escroto funcionando bem”
(7 de novembro de 2019)
https://www.medpagetoday.com/transplantation/transplantation/83186
SexHealthMatters.org
“Primeiro transplante de pênis e escroto do mundo ocorre nos Estados Unidos”
(4 de junho de 2019)
https://www.sexhealthmatters.org/news/worlds-first-penis-and-scrotum-transplant-takes-place-in-the-united-states
The Washington Post
Farzan, Antonia Noori
“Um veterano ferido por um IED está 'se sentindo inteiro' agora após um transplante de pênis e escroto '
(7 de novembro de 2019)
https://www.washingtonpost.com/nation/2019/11/07/penis-scrotum-transplant-success-us-veteran-ied-afghanistan/