Um implante peniano (prótese peniana) é um dispositivo que é inserido cirurgicamente no pênis como um tratamento para Disfunção Erétil (DE). Existem dois tipos principais de implantes penianos: o implante maleável que contém hastes semi-rígidas e, portanto, é sempre firme, e o implante inflável mais comumente usado que é preenchido manualmente com fluido para obter uma ereção.

Muitos homens que sofrem de DE permanente podem se beneficiar da obtenção de um implante peniano, particularmente aqueles para quem as opções conservadoras de tratamento falharam. Ainda assim, é natural ter muitas perguntas sobre o procedimento. Talvez sem surpresa, uma das perguntas mais frequentes sobre implantes penianos é: vou perder tamanho após a cirurgia?

Em suma, depende. Vários estudos revisados por pares documentaram casos de diminuição do comprimento do pênis após cirurgia de implante peniano, mas outros afirmam que o comprimento do pênis não é significativamente afetado por esse procedimento. Isso pode ocorrer porque o comprimento do pênis está sujeito a vários fatores diferentes, alguns dos quais podem nem estar relacionados à colocação de um implante peniano. Aqui estão algumas das razões pelas quais o comprimento do pênis pode ser objetivamente (ou subjetivamente) diminuído após a obtenção de um implante:

Atrofia peniana pode ocorrer antes da cirurgia.

Células e tecidos do corpo se atrofiam (deterioram ou desperdiçam) quando não são usados. Os tecidos do pênis não são exceção. Em média, os homens que decidem realizar uma cirurgia de implante peniano esperam 6,2 anos para fazê-lo, enquanto lutam com a DE durante esse período. Como a DE dificulta a obtenção e manutenção de ereções por definição, é provável que o paciente não esteja recebendo ereções regulares durante esse período, levando à atrofia dos tecidos penianos e ao possível encurtamento do pênis.

Outras condições e tratamentos médicos podem diminuir o comprimento do pênis.

Frequentemente, a DE está ligada a outras condições médicas que também podem contribuir para a diminuição do comprimento do pênis, como a doença de Peyronie (DP) e hipogonadismo (baixa testosterona). Alguns tratamentos médicos, como radiação pélvica e/ou prostatectomia radical (a remoção da próstata) para o câncer de próstata, também podem causar atrofia peniana e afetar o comprimento do pênis.

A DP ocorre quando placas de tecido cicatricial se formam sob a pele do pênis, fazendo com que ele se dobre ou crie uma forma anormal (por exemplo,., uma deformidade de ampulheta), especialmente durante as ereções. Pode contribuir para a DE e diminuir o comprimento do pênis devido à curva que ele cria. Por outro lado, o hipogonadismo ocorre quando os testículos não produzem hormônios sexuais suficientes, o que pode afetar o comprimento e a circunferência do pênis.

O cirurgião pode ser conservador ao selecionar o tamanho do implante peniano.

A erosão distal é uma complicação rara, mas séria, de um procedimento de implante peniano no qual o implante começa a corroer através dos tecidos ou da pele do corpo. Essa complicação não é tão comum com implantes infláveis quanto com implantes maleáveis, que são usados com menos frequência atualmente. No entanto, os cirurgiões ainda podem decidir selecionar um implante que seja 1-2 cm menor que o tamanho medido do pênis para evitar essa complicação. Naturalmente, um implante menor pode reduzir o comprimento do pênis.

Os homens podem perceber uma perda de comprimento peniano, mesmo que não seja objetivamente.

Alguns estudos mostraram que homens que percebem seus pênis como mais curtos após a cirurgia de implante peniano realmente têm as mesmas medidas penianas que antes da cirurgia. Portanto, é uma boa ideia fazer medições do pênis antes e depois da cirurgia para confirmar que o comprimento não foi perdido. Além disso, embora um implante torne o eixo do pênis rígido, ele não inclui a glande do pênis (a cabeça do pênis), portanto essa situação pode levar a uma perda de comprimento percebida que não é devida ao próprio implante.

Como evitar a perda do comprimento do pênis antes e depois de obter um implante peniano?

Existem várias maneiras comprovadas de preservar o comprimento do pênis antes e depois da colocação de um implante peniano. Se você está pensando em obter um implante peniano, converse com seu médico sobre qual desses métodos pode ser melhor para você.

Use um dispositivo de ereção a vácuo – DEV (popularmente chamado de bomba peniana) de forma consistente antes e após a cirurgia. Um DEV pode ajudar a expandir os corpos cavernosos, que são as duas colunas de tecido esponjoso no pênis que se enchem de sangue para criar uma ereção.

Ciclo do implante o mais rápido possível após a cirurgia, mesmo que você não planeje usar a ereção para fazer sexo. O uso do implante ajuda a preservar o comprimento do pênis. Alguns cirurgiões recomendam inflar o dispositivo duas vezes por dia por pelo menos 30 minutos, começando uma semana após a cirurgia, mas consulte seu cirurgião sobre o que é certo para você.

Siga um plano de reabilitação peniana, conforme descrito pelo seu provedor. Planos de reabilitação, incluindo medicamentos orais para DE, supositórios intrauretrais e/ou injeções intra-cavernais também podem ajudar a apoiar o comprimento do pênis.

Não importa o que você decida em relação à obtenção de um implante peniano, lembre-se de que o comprimento do pênis geralmente não é o maior contribuinte para o relacionamento e a satisfação sexual. Passar um tempo com um parceiro e nutrir a intimidade com essa pessoa provavelmente é uma maneira mais eficaz de melhorar um relacionamento e uma conexão sexual.

Fonte: ISSM

Leituras sugeridas:

Bomba peniana e o aumento do pênis

Disfunção Erétil

Aumento da Glande