FDA aprova vacina contra HPV para adultos
04 de dezembro de 2018

FDA aprova vacina contra HPV para adultos

Compartilhe

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou o uso da vacina contra o HPV Gardasil 9 em adultos com idades entre 27 e 45 anos.

 

A vacina foi previamente aprovada para homens e mulheres entre 9 e 26 anos.

 

A nova aprovação estende este grupo etário alvo. HPV significa papilomavírus humano, uma infecção sexualmente transmissível comum. Existem mais de 150 tipos de HPV, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O CDC estima que 80% das pessoas terão uma infecção por HPV em algum momento de suas vidas. Todos os anos, cerca de 14 milhões de americanos são infectados.

 

Papilomavírus Humano (HPV)

Papilomavírus humano (HPV)

 

Na maioria das vezes, as infecções por HPV desaparecem sozinhas sem causar nenhum sintoma. Mas certos tipos de HPV podem levar a verrugas genitais e câncer de colo do útero, vulva, vagina, pênis ou ânus. Alguns tipos de câncer de cabeça e pescoço também são causados pelo HPV.

 

O Gardasil 9 protege contra nove tipos de HPV, desde que a pessoa não tenha sido exposta a nenhum desses tipos antes. Por esse motivo, os especialistas recomendam a vacinação antes que uma pessoa se torne sexualmente ativa - antes da exposição a qualquer tipo de HPV.

 

As pessoas que já foram expostas a alguns tipos de HPV cobertos pela vacina não serão protegidas contra esses tipos. No entanto, a vacina ainda irá protegê-los contra os tipos aos quais não foram expostos.

 

Em outras palavras, se uma pessoa já foi exposta a dois tipos de HPV cobertos no momento da vacinação, ela ainda estará protegida dos sete tipos restantes.

 

A aprovação do Gardasil 9 pelo FDA em adultos idosos é baseada em um estudo com cerca de 3.200 mulheres entre 27 e 45 anos de idade. Pesquisadores monitoraram a saúde da mulher por uma média de três anos e meio após a vacinação. Durante esse período, o Gardasil 9 foi 88% eficaz na prevenção de infecções persistentes por HPV, verrugas genitais e câncer do colo do útero relacionados aos 9 tipos de HPV cobertos. A vacina também foi eficaz contra lesões pré-cancerosas na vulva, no colo do útero e na vagina.

 

Aprovação para homens foi inferida a partir deste estudo de mulheres, bem como outros estudos de homens.

 

“[Esta] aprovação representa uma importante oportunidade para ajudar a prevenir doenças e cânceres relacionados ao HPV em uma faixa etária mais ampla”, disse o Dr. Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA.

 

“Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças afirmaram que a vacinação contra o HPV antes de se infectar com os tipos de HPV cobertos pela vacina tem o potencial de impedir que mais de 90% desses cânceres, ou 31.200 casos a cada ano, se desenvolvam”, acrescentou.

 

Fonte: https://www.sexhealthmatters.org/news/fda-approves-hpv-vaccine-for-adults