Pênis Oculto: Uma Visão Geral
18 de fevereiro de 2021

Pênis Oculto: Uma Visão Geral

Compartilhe

O pênis oculto (também conhecido como pênis enterrado ou pênis escondido) é uma condição em que o pênis está parcial ou totalmente coberto pela pele do abdômen, coxas ou escroto e não se projeta totalmente do corpo. Ao contrário do micropênis, um pênis oculto geralmente tem comprimento médio, mas fica oculto sob a pele. É uma condição incomum que pode ser congênita (presente no nascimento) ou adquirida mais tarde na vida.

 

 

O que causa o pênis escondido?

 

O pênis oculto congênito pode ser causado por anormalidades na estrutura peniana no nascimento. Os ligamentos que prendem o pênis ao corpo podem ser mais fracos do que o normal, ou bandas fibrosas anormais podem se desenvolver e prender o pênis contra o corpo. Como alternativa, o excesso de gordura na área suprapúbica (abdome inferior) pode envolver o pênis. Frequentemente, os pacientes com pênis oculto congênito apresentam uma combinação desses fatores.

 

O pênis oculto adquirido por adultos pode ser causado por algumas causas, incluindo:

- Obesidade mórbida: o excesso de gordura pode engolfar o pênis e ficar escondido. Esta é a causa mais comum de pênis oculto.

- Complicações da circuncisão: a circuncisão excessivamente agressiva pode causar cicatrizes e constrição, puxando o pênis de volta para a pele remanescente ao seu redor.

- Linfedema: um acúmulo de fluido linfático que não pode ser drenado adequadamente pode fazer com que o escroto e a área ao redor inchem e enterrem o pênis.

 

 

Quais são os problemas ou complicações?

 

Vários problemas físicos e psicológicos costumam acompanhar o pênis escondido, tais como:

- Baixa autoestima ou distorção da autoimagem

- Depressão

- Disfunção erétil ou ereções dolorosas

- Relações sexuais dolorosas ou difíceis

- Dificuldade para urinar em pé

- Incontinência urinária ou gotejamento

- Infecções frequentes do trato urinário

- Desafios de higiene que podem levar a infecções fúngicas e bacterianas

 

 

Como é diagnosticado?

 

Os pacientes adultos geralmente podem identificar o pênis oculto por conta própria e um médico pode confirmar o diagnóstico por meio de um exame visual.

 

 

Como é tratado?

 

Para bebês e crianças, o pênis oculto pode ser autocorretivo e, às vezes, desaparece sozinho. Para adultos, pode ser tratada com perda de peso em casos leves, enquanto a cirurgia geralmente é necessária para casos mais graves (mesmo se a perda de peso for alcançada).

 

Os médicos abordam a cirurgia para o pênis oculto de várias maneiras, dependendo da raiz do problema. Eles podem remover tecido cicatricial, excesso de gordura ou pele em excesso da parte inferior do abdômen e da área ao redor do pênis. Alternativamente (ou adicionalmente), eles podem corrigir ou separar os ligamentos que conectam o pênis ao corpo. Às vezes, eles tratam da pele danificada com enxertos de pele. Geralmente, os médicos também aconselham a perda de peso para pacientes cujos casos são causados ??pela obesidade.

 

O pênis oculto é uma condição desafiadora, mas é tratável. Consulte seu médico se você possuir ou achar que que possui o pênis escondido.

 

 

Fonte: SMSNA

 

 

Leituras sugeridas:

- Pênis Escondido ou Pênis Embutido

- Cirurgia Intima Masculina

- Quando o Aumento Peniano é Indicado?

- Micropênis

- Lipoaspiração na Região Pubiana

- Correção Peno-Escrotal