Localizada no pescoço, a tireoide é uma glândula em forma de borboleta que produz vários hormônios importantes para o metabolismo de uma pessoa. Esses hormônios também têm outras funções, como controlar a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.

Imagem mostrando a Glândula Tireoide

Localização Glândula Tireoide / Imagem: MSD Manual

Hipotireoidismo – uma tireoide subativa – ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente. Esta condição é mais comum em mulheres, mas os homens também podem ser afetados.

Hipertireoidismo refere-se a uma tireoide hiperativa, quando a glândula produz muito hormônio tireoidiano.

Ambos os tipos de doença da tireoide têm sido associados à disfunção sexual.

A prevalência de disfunção sexual entre pessoas com doença da tireoide não é clara, mas estimativas foram feitas.

Em uma revisão de 2018 de 12 estudos médicos pertinentes, os pesquisadores estimaram que entre 59% e 63% dos homens e 22% a 46% das mulheres com hipotireoidismo também têm problemas sexuais.

As taxas estimadas de disfunção sexual para pessoas com hipertireoidismo variaram de 48% a 77% para homens e 44% a 60% para mulheres.

A revisão de 2018 também apontou tipos de disfunção sexual ligados ao hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Homens:

Homens com ambos os tipos de doença da tireoide eram propensos a ter disfunção erétil (DE) ou problemas com a ejaculação.

Os autores do estudo observaram que a ejaculação retardada estava “fortemente associada” ao hipotireoidismo e que a ejaculação precoce estava similarmente associada ao hipertireoidismo.

Mulheres:

Mulheres com hipotireoidismo e hipertireoidismo geralmente têm menos desejo por sexo, problemas com lubrificação vaginal e problemas em atingir o orgasmo. Elas também são menos propensas a ficarem satisfeitas com suas vidas sexuais e mais propensas a sentir dor sexual.

Não está claro por que as pessoas com doenças da tireoide têm problemas sexuais, mas os autores do estudo de 2018 sugeriram algumas teorias.

Uma possibilidade envolve hormônios. Nos homens, os problemas da tireoide podem contribuir para níveis mais baixos de testosterona, um hormônio importante para o desejo sexual e ereções. Níveis baixos de hormônio tireoidiano também podem contribuir para a disfunção sexual das mulheres.

Pessoas com hipotireoidismo podem produzir níveis elevados de outro hormônio chamado prolactina, que tem sido associado ao transtorno do desejo sexual hipoativo (HSDD) – baixa libido que causa desconforto.

A doença da tireoide também pode afetar a sexualidade de maneira sutil. Às vezes, condições associadas a doenças da tireoide, como fadiga, depressão, ansiedade e síndrome metabólica, também resultam em problemas sexuais.

Felizmente, o tratamento da doença da tireoide geralmente melhora as dificuldades sexuais. Os tratamentos podem incluir reposição de hormônio tireoidiano, medicamentos, iodo radioativo ou cirurgia.

Fonte: ISSM

Leituras sugeridas:

Disfunção Erétil

Ejaculação precoce

Yoga pode melhorar a função sexual?