Há mais de 38 anos
cuidando da sua auto estima

Cirurgia de Fimose

A cirurgia de fimose é um dos procedimentos que realizo em minha clínica. Esse é um procedimento importante e muito comum, que pode melhorar o bem-estar do paciente, tal como pode ser feito por quesitos culturais e religiosos. Também pode ser realizado em crianças. Confira mais sobre o assunto e tire suas dúvidas!

O que é fimose?

Antes de falar da cirurgia de fimose, vamos entender sobre a condição. É entendida como Fimose a incapacidade do homem expor sua glande (cabeça do pênis) com o pênis flácido ou ereto.

Resumidamente, o pênis está dividido em três partes: cabeça, corpo e raiz. A cabeça é chamada de glande e é o ponto mais sensível do pênis.

Enquanto o pênis está flácido, a glande é envolvida por uma pele chamada prepúcio, que serve para proteger a parte sensível do pênis do ambiente externo, conectado no inferior do pênis, numa área chamada de freno.

Quando o pênis fica ereto, o prepúcio desloca-se, deixando a glande exposta. O corpo é um prolongamento fálico, e a raiz é a parte do pênis que está inserida dentro do corpo do homem.

A dificuldade em expor a glande ocorre quando o prepúcio (a “pele” que cobre a glande), possui um anel muito estreito, ou seja, a abertura é muito pequena para que se possa expor a glande, podendo ou não causar dor.

O problema pode ser de origem congênita (de nascença) ou adquirida. A fimose se apresenta em diferentes graus, para saber mais sobre os tipos e quando é necessário operar, procure um médico.

Como é feita a cirurgia da fimose?

A retirada do prepúcio através de cirurgia chamada Postectomia ou Circuncisão é um procedimento comum. A Postectomia é realizada por questões culturais, religiosas (circuncisão), estéticas ou de higiene.

Ilustração sobre o procedimento de postectomia - cirurgia de fimose

Essa cirurgia é também um método para solucionar a condição de indivíduos, como a própria fimose e, também, como pré-requisito para realização da Bioplastia Peniana (Engrossamento Peniano).

A cirurgia de fimose é uma cirurgia bastante simples, consiste na retirada do excesso de pele do prepúcio. Este procedimento dura cerca de 45 minutos e é feito com anestesia local, possibilitando ao paciente retornar às suas atividades normais no mesmo dia.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia de fimose?

O tempo de recuperação para as relações sexuais e masturbação é de 15 dias, mas recuperação completa pode levar até 30 dias (consulte com seu médico).

A Postectomia é feita na clínica ou em um hospital?

Por ser um procedimento ambulatorial, pode ser realizado na própria clínica.

Após a Postectomia é preciso fazer resguardo sexual?

Sim. O tempo de resguardo para as relações sexuais e masturbação é de 15 dias.

É possível perder a sensibilidade do pênis depois da Postectomia?

Não, a sensibilidade do pênis permanece normal.

Na Postectomia é preciso dar pontos? Quanto tempo depois posso retirar?

Sim, é preciso dar pontos após a cirurgia de fimose. Em média é preciso esperar 15 dias para caírem, caso isso não aconteça naturalmente, o paciente retorna à clínica para que o médico possa avaliar se já está cicatrizado e retirar os pontos.

Quando é contraindicado essa cirurgia?

A cirurgia é contraindicada para pacientes que se enquadram como:

  • Bebês prematuros;
  • Bebês abaixo de 3 kg ou doentes;
  • Pessoas com problemas de coagulação;
  • Pessoas com anomalias no pênis.

Parafimose

Ocorre quando a retração do prepúcio, em presença da fimose, leva a um estrangulamento do pênis, com dificuldade do retorno venoso e linfático, ocasionando um edema, que pode evoluir para isquemia e até necrose do prepúcio e da glande.

Pode ser resolvido pela compressão da glande e tração do prepúcio sobre ela. Quando a redução manual não for possível, está indicada a secção do anel prepucial e posterior correção cirúrgica da fimose.

Parafimose

Quais as vantagens da cirurgia da fimose?

A realização dessa cirurgia é vantajosa para diminuir o risco de infecções urinárias, inflamações e doenças sexualmente transmissíveis (60% menos de chance de contrair AIDS, 30% menos de chance de contrair HPV e 20% a menos de chance de herpes). Além disso, acaba com o risco de parafimose e a posterior necessidade de tratamento cirúrgico.

Quais são os riscos de uma cirurgia de fimose?

Todo procedimento possui riscos, mesmo que mínimos, e esse não é diferente. Quando realizada, há riscos (baixos) de:

  • Infecção;
  • Edemas;
  • Pontes cutâneas;
  • Estreitamento do meato uretral.

Por que é preciso fazer a Postectomia (cirurgia da fimose) antes da Bioplastia Peniana?

Na maioria dos pacientes em que há o excesso de pele cobrindo a glande, é necessário realizar a cirurgia de fimose para depois fazer a Plastia Peniana, porque o produto bio expansor pode se acumular na região, causando uma reação indesejada.

Quer saber mais sobre o assunto? Marque uma consulta comigo — estou na área da saúde sexual masculina há mais de 30 anos!

Leia também:

Alteração na glande: entenda sobre a ejaculação precoce

Como seu pênis muda conforme você envelhece

Benefícios do sexo: 10 vantagens para a sua saúde!

Ficou com alguma dúvida?
Fale conosco no WhatsApp!

Notícias

  • Novo Livro do Dr. Marcio Menezes – “Transformações: Cirurgia Estética e Aumento Peniano”

  • Webinar: Emoções, Expectativas e Realidade para o Tratamento do Aumento Peniano

  • Obesidade e o Tamanho do Pênis

  • Celebrando Novos Horizontes Éticos na Comunicação da Medicina Brasileira

  • Aumento Peniano: E as Estratégias para sobreviver a esta angústia devastadora

Últimos Vídeos