Existem diversos tipos de pênis e, muitas vezes por falta de conhecimento da sociedade, acabam surgindo confusões e desinformação acerca dos tamanhos e das características comuns desse membro do corpo.

Pensando em esclarecer de uma vez por todas esse assunto, preparei um conteúdo sobre o que é o pênis pequeno congênito, quais suas características, sintomas e os efeitos que ele pode trazer para a sua vida, finalizando com os tratamentos e debates sobre o tema. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é micropênis?

O micropênis, também chamado de hipoplasia peniana, pênis não desenvolvido, pênis hipoplásico ou pênis pequeno congênito, se trata de uma condição médica da qual o pênis, mesmo funcional, mede no mínimo 2,5 cm abaixo da média para a idade (isso quando está flácido e completamente esticado).

Às vezes pode ser confundido com um pênis escondido ou oculto, que é um caso diferente, que acontece quando há excesso de gordura púbica.

A condição que estamos tratando neste texto pode ser percebida desde a infância, mas para que se tenha o diagnóstico, é necessário a consulta com um profissional da saúde qualificado (pediatra, urologista ou especializado em sexualidade humana).

Qual é o tamanho médio do pênis e como identificar o micropênis?

A média mundial de um pênis adulto ereto é de 13,12 cm, enquanto o valor médio flácido é de 9,1 cm (dado apresentado no periódico científico British Journal of Urology International em 2015). O pênis pequeno congênito adulto e ereto mede 7 centímetros a menos do que essa média, sendo uma diferença bastante considerável e perceptível.

Além da média geral, é de grande valor entender a média da idade e da região, para adequar essa média cada realidade específica. Por isso, trouxe aqui uma tabela constante na BIU (Boletim de Informações Urológicas · Jan/Fev 2019) apresentado pela Sociedade Brasileira de Urologia:

Tabela Boletim de Informações Urológicas

Lembre-se que nem só o tamanho precisa ser observado nesta condição de saúde, por isso é tão importante contar com um profissional da saúde em sua avaliação. Você também pode entender mais sobre o tamanho e desenvolvimento do pênis aqui.

Quais são os sintomas e as complicações associadas ao micropênis?

Os sintomas mais comuns do micropênis incluem um pênis significativamente menor do que o tamanho médio, dificuldades em urinar em pé devido à proximidade do orifício uretral com o escroto, problemas de autoestima, estresse e ansiedade em relação à aparência do pênis.

Outro possível sintoma é a não presença de hipospádias, já que as pregas uretrais e pregas labioescrotais se encontram fundidas.

Em alguns casos, o micropênis também pode ser um sintoma de uma condição médica subjacente, como deficiência de hormônio do crescimento, deficiência de testosterona ou síndrome de Klinefelter, que, se não tratada, pode levar a complicações adicionais de saúde.

Como o micropênis afeta a vida sexual e emocional dos homens?

O homem que sofre da condição de pênis pequeno congênito costuma sentir muita ansiedade e insegurança quanto à sua eficiência e apelo sexual. Esses sentimentos podem causar ou intensificar problemas de ejaculação precoce e outras disfunções eréteis, acabando por se desdobrar em questões psicológicas como a depressão.

Além disso, devido ao tamanho, nem todas as posições sexuais são possíveis e podem prejudicar a qualidade de sua relação sexual.

Segundo o Boletim de Informações Urológicas, existem algumas posições para o sexo vaginal que podem ser melhores para pessoas com essa condição, como:

  • O homem por cima e a mulher por baixo com as pernas elevadas;
  • Penetração por trás com a parceira de quatro;
  • A mulher sentada por cima do homem, frente a frente.

Quais são as causas do micropênis?

As causas de micropênis podem ser diversas, inclusive, até hoje alguns casos dessa condição continuam sem etiologia esclarecida. Mesmo assim, dentre as conhecidas, podemos ressaltar:

  • Problemas na produção hormonal no hipotálamo e hipófise;
  • Falta de produção do GnRH hipotalâmico, que pode estar associado à perda do olfato;
  • Falta de produção de hormônios como LH e FSH, que pode estar associada à deficiência de outros hormônios hipofisários;
  • Insuficiência na produção hipotálamo-hipofisária, que pode ocorrer em algumas síndromes;
  • Doenças que comprometem a secreção de testosterona.

Além disso, a associação dessa condição com criptorquismo deve ser tomada como alerta para o diagnóstico de insuficiência hipofisária. Sem contar que a síndrome de Klinefelter, uma lesão testicular primária, também pode ser um sintoma causado pela menor produção de testosterona.

Quais os prejuízos para a saúde quando criança?

Os casos de micropenia durante a infância, normalmente causados pela falta de testosterona, pode ser apenas um dos prejuízos que essa deficiência pode trazer, já todo o desenvolvimento sexual e reprodutivo da criança pode ser afetado.

Ainda assim, os prejuízos maiores são os psicológicos vinculados a baixa autoestima ou até mesmo o bullying devido a sua condição. É por isso que, ao primeiro sinal de micropenia em seu filho, é essencial buscar um profissional para iniciar, o quanto antes, seu tratamento.

Como é diagnosticado o micropênis?

Para se ter o diagnóstico de micropênis é importante conferir informações sobre a gestação, além de uso de hormônios e drogas com atividade hormonal.

É fundamental a realização de um exame físico por um profissional especializado e experiente para, além de medir o comprimento do pênis da forma correta, também identificar outros sinais que possam sugerir distúrbios da diferenciação sexual.

A avaliação laboratorial varia de acordo com o estágio de desenvolvimento hormonal do paciente, sendo necessário um teste de estímulo em alguns casos.

Em situações de falha na produção hormonal central, é importante realizar uma ressonância magnética hipotálamo-hipofisária. Dependendo dos sintomas, podem ser necessárias outras avaliações, como sequenciamento de genes e estudos de metilação.

Quais são as opções de tratamento para o micropênis?

As opções de tratamento dessa condição são muito pautadas no uso da testosterona. Esse tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível, pois a eficácia da testosterona parece diminuir com a idade.

A forma preferencial de administração é a intramuscular, pois a administração tópica pode resultar em absorção imprevisível da testosterona e risco de superdose em crianças, o que pode afetar o desenvolvimento ósseo e a altura final. Por isso é indispensável um acompanhamento profissional.

Há medicamentos injetáveis que permitem ajuste de dose para crianças e adolescentes e têm menor custo. O DHT, um metabólito mais ativo da testosterona, também foi testado em casos mais graves não responsivos à testosterona.

Além disso, o uso de gonadotrofinas humanas recombinantes de lutropina alfa e folitropina alfa pode ser uma opção experimental para o tratamento de micropênis, com potencial benefício para a fertilidade futura.

É possível aumentar o tamanho do pênis?

Se você já é um homem adulto e não teve um tratamento adequado quando era mais novo, saiba que sim, existem formas de aumento peniano. Alguns casos pedem cirurgias e outros são procedimentos estéticos mais simples.

Como lidar com o estigma social em relação ao micropênis?

Acredito que o primeiro passo, sem dúvida, é a educação. Afinal, é por meio dela que podemos ensinar e explicar para as pessoas que a micropenia se trata de uma condição de saúde que pode ser tratada, e não possui nenhuma relação com a masculinidade do portador da disfunção.

Além disso, o desenvolvimento da ciência trouxe opções de tratamento bastante efetivas, dando diversas chances ao portador de melhora significativa de sua condição, ainda que o resultado não chegue 100% ao esperado.

Vale ressaltar que é possível ter uma vida sexual ativa e boa mesmo com essa condição e o tratamento vem para auxiliar. Você também pode optar por tratamento psicológico para melhor lidar com a ansiedade e a pressão sobre a estética peniana, que acabam sendo assuntos frequentes nos casos diagnosticados.

A realidade do micropênis é séria e não deve ser menosprezada. Busque a ajuda necessária e viva uma vida sexual saudável!

Leituras sugeridas:

Quando o aumento peniano é indicado?

Redução de gordura da região pubiana

Micropênis