Que impacto o tabagismo pode ter na sua vida sexual?
11 de fevereiro de 2022

Que impacto o tabagismo pode ter na sua vida sexual?

Compartilhe

Os cigarros contêm cerca de 600 ingredientes e criam milhares de produtos químicos quando são queimados, dos quais pelo menos 69 são conhecidos por causar câncer (American Lung Association, 2020). Até agora, não é segredo que fumar tem efeitos adversos à saúde. Muitos estudos demonstraram a ligação entre cigarros fumegantes e condições graves de saúde, incluindo câncer, doenças cardíacas, doenças pulmonares crônicas, acidente vascular cerebral, diabetes e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Talvez menos conhecido seja o impacto que o tabagismo pode ter na função sexual de uma pessoa. A seguir, estão as maneiras pelas quais o fumo pode afetar sua saúde sexual.

 

Efeitos do tabagismo na função sexual:

 

- Disfunção Erétil (DE): Fumar danifica o sistema vascular, que é crucial no processo de facilitação de ereções. As ereções requerem um bom fluxo sanguíneo para o pênis; portanto, os homens que fumam têm maior probabilidade de experimentar DE porque fumar danifica os vasos sanguíneos e os impede de funcionar da maneira que deveriam. Além disso, quanto mais uma pessoa fuma, maior o risco de DE, de acordo com os resultados de um estudo apresentado em uma das Conferências Anuais da Associação Americana do Coração sobre Epidemiologia e Prevenção de Doenças Cardiovasculares. Neste estudo, homens que fumavam mais de 20 cigarros por dia tinham um risco 60% maior de DE do que homens que nunca fumavam. Felizmente, a função erétil pode melhorar quando uma pessoa deixa de fumar. Um estudo prospectivo mostrou uma melhora de 25% na DE para ex-fumantes um ano após a interrupção, em comparação com nenhuma melhora nos fumantes atuais.


- Resposta genital diminuída: Embora a pesquisa ainda seja limitada sobre esse tópico, estudos iniciais indicam que a nicotina pode reduzir significativamente a resposta da excitação genital em situações tipicamente excitantes. Um estudo cruzado randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, demonstrou que mulheres que tinham 6 mg de nicotina 40 minutos antes de assistir a um filme erótico sofreram uma diminuição de 30% na excitação sexual fisiológica. Fumar é prejudicial aos hormônios sexuais (andrógenos e estrógenos), que também podem ter o efeito de embotar a resposta sexual e, para as mulheres, diminuir a lubrificação vaginal. Finalmente, o fluxo sanguíneo reduzido para os órgãos genitais causado por vasos sanguíneos danificados pode diminuir sua sensibilidade e prejudicar ainda mais a resposta sexual.


- Fertilidade reduzida: Fumar pode afetar negativamente a fertilidade em homens e mulheres. Nos homens, o tabagismo tem sido associado à diminuição do volume de sêmen, contagem de espermatozóides e motilidade espermática (capacidade de movimento). Para as mulheres, o tabagismo tem sido associado a função ovariana prejudicada, diminuição dos óvulos e maior probabilidade de menopausa precoce.


- Diminuição da resistência física e outros fatores: Como o tabagismo acelera um declínio na função pulmonar, muitos fumantes ficam sem fôlego mais rapidamente e têm menos resistência para tarefas físicas. Isso também pode afetar sua resistência durante o sexo. Além disso, mudanças físicas, como dentes manchados e mau hálito, podem ser desagradáveis para potenciais parceiros românticos.

 


Ponto de partida

Não apenas o fumo é prejudicial à sua saúde geral, mas também pode prejudicar sua vida sexual. Se você precisar de apoio ou aconselhamento para parar de fumar, entre em contato com um conselheiro confiável ou outro profissional de saúde.

 

Fonte: ISSM

 

 

Leia também:

- Disfunção Erétil

Café pode afetar a função erétil?

Sono, Testosterona e Desejo Sexual

Alimentos que Melhoram a Ereção

Colesterol Alto e a Disfunção Erétil

Maneiras naturais de aumentar a testosterona

O Papel da Mente nas Ereções e na Disfunção Erétil

A Disfunção Erétil é um fator de risco para Transtorno Depressivo Maior, de acordo com o novo estudo

A maconha pode afetar a função sexual do homem?

É seguro comprar produtos para aumentar o desempenho sexual sem consultar um médico?

Como seu pênis muda conforme você envelhece

Disfunção Erétil: quem pode se beneficiar da terapia por ondas de choque?

Estudo brasileiro explica como alcoolismo pode levar à Disfunção Erétil

Identificar e Prevenir Problemas no Pênis

O que é o encolhimento do pênis e por que isso acontece?

Pressão Alta e Problemas Sexuais