A SMSNA recebe e publica periodicamente editoriais convidados‘ de especialistas em medicina sexual. O artigo atual foi submetido por Mark Goldberg, LCMFT, CST , um terapeuta sexual certificado e membro do SMSNA que se especializou em medicina sexual em Maryland e hospeda o podcast de rádio de disfunção erétil. O conteúdo foi revisado pelo Comitê do Site SMSNA para precisão.

A Disfunção Erétil (DE) é uma condição médica complexa que inclui componentes físicos e mentais. O paradigma do que causa a DE e como ela é tratada mudou nos últimos 50 anos de um enfoque mental para um enfoque físico.

Isso foi motivado em parte pelo advento de medicamentos orais não invasivos e uma compreensão mais abrangente dos componentes físicos da DE. No entanto, os componentes mentais das ereções e disfunção erétil continuam a desempenhar um papel significativo, embora muitas vezes subestimado, e muitos homens podem resolver a disfunção erétil tratando desses fatores.

Enquanto algumas ereções parecem simplesmente ‘acontecer’, muitas requerem que a mente seja ativada, engajada ou interessada na atividade sexual. Para alguns homens, isso continua sendo um processo subconsciente, o que significa que o homem não precisa pensar ativamente sobre sexo; em vez disso, sua mente está aberta e receptiva a estímulos ou pensamentos subconscientes. É por esta razão que muitos homens negligenciam o papel da mente no processo de ereção até que ocorra a DE.

Disfunção Erétil Psicogênica

A disfunção erétil é diferente de muitas outras condições médicas. Algumas doenças físicas podem ser atribuídas a causas psicossomáticas. Em outras palavras, a própria doença física pode, na verdade, ser causada pela mente de uma pessoa. Este conceito é frequentemente aplicado de forma errônea à DE, causando confusão e criando barreiras para o tratamento adequado. Embora alguns homens experimentem DE como uma manifestação de condições de saúde mental subjacentes, como estresse, o papel da mente nas ereções é mais amplo.

As ereções são facilitadas pelo que a mente pensa e como ela processa o ambiente externo. Sem a estimulação e o desejo adequados, as ereções serão difíceis, senão impossíveis, de alcançar. Mesmo quando a estimulação externa é fornecida, a mente precisa processar isso de uma forma que sinalize ao corpo que uma ereção é necessária para o envolvimento sexual. Quando isso não acontece, pode ocorrer DE: não porque a mente esteja bloqueando um processo natural, mas porque um componente importante das ereções (isto é, envolver a mente) está faltando.

Causas mentais da disfunção erétil

Existem várias condições de saúde mental que podem contribuir para os desafios das ereções, incluindo estresse, depressão, ansiedade de desempenho e problemas de relacionamento. Essas são experiências normais que a maioria das pessoas encontrará, se não regularmente, pelo menos em algum momento. Mais importante ainda, é necessária uma compreensão de como essas experiências humanas normais afetam as ereções.

Distração. Um homem precisa estar interessado e engajado em um caminho em direção à atividade sexual a fim de obter e manter uma ereção de forma confiável. Se ele está pensando em outras coisas, ou se sua mente está preocupada com estresse ou preocupação, pode ser mais desafiador. Caso contrário, a estimulação sexual direta pode ter menos impacto se a mente não estiver receptiva e engajada.

Detração . Um homem precisa estar aberto e receptivo ao prazer. No entanto, a mente também precisa processar e interpretar o que acontece, seja mental ou físico, como estimulação sexual. Uma série de desafios de saúde mental pode levar à anedonia, que é a perda de prazer em atividades antes prazerosas. Mesmo sem distração ou estresse, pensamentos, sons, visuais e atividades previamente estimulantes podem perder sua eficácia como facilitadores da excitação sexual por meio da habituação, anedonia e outros fatores mentais. 

Crenças. O que um homem pensa sobre si mesmo, sua parceira e sexo pode ter um impacto tanto na distração quanto na depreciação, bem como no desejo e na motivação sexual. Podem surgir problemas quando os homens sentem que não os estão servindo, ou têm baixa autoestima, baixa autoestima ou experimentam problemas de imagem corporal ou insegurança de relacionamento. Cada um deles pode estar profundamente arraigado e interferir nas ereções tanto na atividade sexual individual quanto em parceria.

Expectativas irrealistas. Muitas pessoas desenvolvem expectativas irrealistas em relação ao sexo. As expectativas dos homens geralmente são sobre desempenho e capacidade de resposta da parceira. Quando as experiências não correspondem às expectativas, podem ocorrer ansiedade baseada no desempenho e no relacionamento. Para alguns homens, um reajuste básico das expectativas pode ser útil, enquanto outros se beneficiarão de uma reestruturação cognitiva mais profunda.

Ponto de partida para tratar a disfunção erétil

Muitos homens que sofrem de disfunção erétil ficam desconfortáveis com a noção de que sua mente é parte, senão o principal motivador, para não conseguir uma ereção. Muitas vezes, a disfunção erétil psicogênica pode ocorrer mesmo na ausência de quaisquer preocupações ou angústias atuais de saúde mental, o que pode torná-la mais difícil de entender e aceitar.

Esses homens podem ser rápidos em descartar a possibilidade de disfunção erétil psicogênica e, por fim, ignorar um componente importante das ereções saudáveis. No entanto, quando os homens que sofrem de DE podem reconhecer que suas mentes estão sempre envolvidas em ereções, buscar ajuda se torna mais fácil e os tratamentos para a DE podem, em última análise, produzir melhores resultados.

Fonte: SMSNA

Leituras sugeridas:

Disfunção Erétil

Qual é a diferença entre ansiedade de desempenho sexual e disfunção erétil?

Saúde do Homem: Disfunção Erétil, Hipogonadismo e Diabetes Tipo 2