O tédio sexual ocorre nos níveis individual, interpessoal e social, escrevem os autores de uma recente revisão do Journal of Sexual Medicine.

No entanto, o tédio sexual não tem recebido tanta atenção dos pesquisadores científicos quanto o tédio geral, acrescentaram.

Eles definiram o tédio geral como “a experiência de estar desligado do mundo e preso em um presente aparentemente interminável e insatisfatório”.

Eles descreveram o tédio sexual como o tédio com a vida sexual (por exemplo, sexo entediante). No entanto, o conceito em si não está definido de forma concreta.

Para saber mais, eles analisaram 43 estudos publicados até agosto de 2020. A maioria dos estudos incluiu participantes heterossexuais. Os autores categorizaram o foco dos estudos como tédio geral (17 estudos) e tédio sexual (26 estudos).

A primeira pergunta de pesquisa dos autores considerou a definição de tédio sexual. No entanto, eles não encontraram respostas conclusivas. Em geral, “o tédio sexual foi definido como a tendência de se sentir entediado com os aspectos sexuais da vida e como o tédio com o sexo entediante”, escreveram eles. Eles acrescentaram que nenhuma definição foi baseada em pesquisa empírica, e não havia teorias formais para apoiá-las.

Seu segundo foco de pesquisa considerou o tédio sexual no contexto da função sexual, relacionamentos e gênero. Eles observaram o seguinte:

– O tédio sexual parecia estar ligado a traços individuais, como personalidade narcisista e tendência ao tédio.

– Pessoas com tédio sexual podem se masturbar ou se envolver em atividades sexuais compulsivas como forma de lidar com a situação.

– O tédio sexual foi correlacionado com uma resposta sexual pobre, incluindo dificuldades com excitação, desejo e orgasmo.

– O tédio sexual estava relacionado à baixa satisfação sexual e no relacionamento, conflito no relacionamento e infidelidade.

– Pessoas que buscam novidades em seus relacionamentos sexuais podem ter menos probabilidade de sentir tédio sexual.

– Os dados de dois estudos sugeriram que os homens apresentavam níveis mais elevados de tédio sexual do que as mulheres.

Os autores disseram que seus resultados devem ser vistos com cautela e, embora correlações tenham sido sugeridas, relações de causa e efeito não puderam ser estabelecidas.

Pesquisas futuras devem envolver outros grupos de orientação sexual e vários tipos de relacionamentos, como a não monogamia consensual, disseram eles.

Fonte: ISSM

Leituras sugeridas:

Disfunção Erétil

Homens, mulheres e problemas sexuais ao longo da vida

Quais são os níveis normais de testosterona nos homens?