A idade deixa sua marca em todas as partes do corpo, incluindo o pênis. A partir dos 40 anos, seus testículos produzem menos testosterona, o hormônio que ajudou seu pênis a crescer durante a puberdade e alimenta seu impulso sexual. O declínio da testosterona, junto com outras coisas relacionadas ao envelhecimento, pode alterar o tamanho, a forma e a função desse órgão tão importante.

Torna-se grisalho

Assim como no cabelo, as células pigmentares dentro de cada folículo do pelo púbico produzem uma substância química chamada melanina, que dá a cor ao cabelo – loiro, marrom ou preto. Conforme você envelhece, as células pigmentares morrem, a produção de melanina diminui e seus pelos púbicos ficam grisalhos ou brancos. Se o cabelo lá embaixo ficará grisalho aos 35 ou 65 anos, depende muito dos genes que você herdou de seus pais.

Encolhe

O temido encolhimento! O pênis pode encolher devido a condições relacionadas à idade, como pressão alta ou vasos sanguíneos obstruídos (arteriosclerose), que reduzem o fluxo sanguíneo para ele. A queda no fluxo sanguíneo, junto com níveis mais baixos de testosterona, pode tornar esse órgão menor. Ganhar alguns quilos cria a ilusão de perda de comprimento. As dobras de gordura da barriga escondem parcialmente o pênis, fazendo com que pareça menor do que realmente é (pênis escondido).

Fica torto

Sempre que você machuca seu pênis – seja por sexo violento, esportes ou um acidente – um tecido cicatricial se forma. Por volta dos 50 ou 60 anos, você pode ter acúmulo de tecido cicatricial suficiente para fazer seu pênis dobrar ou curvar durante uma ereção. A condição é chamada de doença de Peyronie. Muitas vezes é doloroso e pode tornar o sexo desconfortável. Tratamentos que variam de injeções à cirurgia podem diminuir a curvatura e tornar o sexo mais confortável novamente.

O encolhimento dos testículos

Pela mesma razão que seu pênis encolhe com a idade – testosterona reduzida – seus testículos também ficam menores. Lesões, menor fluxo sanguíneo e uso de esteroides anabolizantes (testosterona sintética) também podem ser responsáveis pela redução do tamanho. Um testículo menor às vezes também pode ser um sintoma de câncer testicular. Se você tiver outros sintomas, como inchaço, caroço ou sensação de peso em um testículo, consulte seu médico.

O saco escrotal cede

A sua pele torna-se naturalmente menos elástica à medida que envelhece. Assim como a pele do rosto e do pescoço se enruga e afunda, o mesmo acontece com a pele que cobre os testículos. Se a visão de um escroto caído o incomoda demais para usar sunga, cueca ou causa dor quando esfrega contra sua coxa ao caminhar, você pode fazer uma cirurgia de rejuvenescimento escrotal para levantar sua bolsa escrotal (Correção Peno-Escrotal).

Fica menos sensível

O seu pénis perde naturalmente a sensibilidade à medida que envelhece. Portanto, pode levar mais tempo e necessitar de mais estímulo para você ficar excitado e atingir o orgasmo. Se o problema interferir na sua vida sexual, não use mais força – você pode irritar a pele sensível que cobre este órgão. Em vez disso, converse com seu médico sobre os possíveis tratamentos.

Ele perde a energia

A mais leve brisa pode ter produzido uma ereção quando você era jovem. Agora que você está mais velho, os baixos níveis de hormônio, menos circulação sanguínea e danos aos nervos podem tornar mais difícil ele subir. A disfunção erétil torna-se um problema maior quanto mais você envelhece. Aos 70 anos, cerca de 70% dos homens terão problemas para obter uma ereção. Felizmente, os médicos têm vários medicamentos, dispositivos e soluções cirúrgicas para esse problema.

Ele muda de cor

Os depósitos de gordura podem se acumular dentro das paredes dos vasos sanguíneos à medida que você envelhece e limita a quantidade de sangue que flui por eles. Sangue é o que pode dar à ponta de um pênis uma cor rosa. À medida que o fluxo sanguíneo diminui, a cabeça do pênis fica mais clara. Raramente, uma mudança na cor do pênis é um sinal de câncer. Se você também tiver outros sintomas, como inchaço ou ferida no pênis, consulte um médico.

Fica careca

A espessura dos pelos pubianos varia de pessoa para pessoa e de acordo com a quantidade de cuidados que você tem. O cabelo ao redor do pênis, como o cabelo da cabeça, fica mais fino com a idade. Por ser menos visível do que o cabelo do couro cabeludo, você pode não sentir necessidade de fazer nada a respeito.

Fonte: WebMD

Leituras sugeridas:

Pênis escondido ou pênis embutido

Lipoaspiração na Região Pubiana

Faloplastia – Aumento Peniano