Sono, Testosterona e Desejo Sexual
04 de junho de 2019

Sono, Testosterona e Desejo Sexual

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Há muitas razões para ter uma boa noite de sono.

 

Dormir por pelo menos oito horas pode ajudar a melhorar a memória, conter inflamação e aguçar sua atenção.

 

Mas há outro benefício oculto: aqueles que dormem mais a cada noite têm mais orgasmos!

 

A terapeuta sexual e autora do estudo, Laurie Mintz, descobriu em sua pesquisa que dormir mais pode levar a um aumento maior no desejo sexual e aumentar os hormônios sexuais, como a testosterona.

 

A Dra. Mintz diz ao Daily Mail Online como os dois estão tão intimamente ligados e como não apenas uma boa noite de sono pode levar a um sexo melhor, mas um bom sexo pode levar a um sono melhor.

 

Sono, Desejo Sexual e Testosterona

 


COMO UMA BOA NOITE DE SONO MELHORA O SEXO PARA AS MULHERES

 

A Dra. Mintz, professora de psicologia da Universidade da Flórida, descobriu, ao longo de anos, que, se você tem problemas com o sono ou com o sexo, um pode afetar o outro.

 

"Uma boa noite de sono pode aumentar o interesse pelo sexo e um bom encontro sexual pode levar a um sono melhor", explica ela.

 

Seu trabalho não é isolado. Um estudo de 2015 conduzido pela Escola de Medicina da Universidade de Michigan descobriu que as mulheres que dormiam mais tinham mais desejo sexual no dia seguinte.

 

Para cada hora a mais que as mulheres dormiam, as chances de ter relações sexuais com o parceiro aumentavam em 14%.

 

O mesmo estudo descobriu que mais sono também equivalia a uma melhor excitação genital.

 

"Há tantas mulheres que dizem que estão lutando com o baixo desejo sexual", disse Mintz, que escreveu "A Tired Woman's Guide to Passionate Sex" e "Becoming Cliterate".

 

"As mulheres estão equilibrando diferentes demandas, seja trabalho ou crianças. Elas se sentem cansadas e estressadas."

 

Mintz diz que há duas coisas que podem ser feitas para melhorar o desejo sexual de uma mulher.

 

Primeiro, o sexo não precisa acontecer durante a noite quando você está cansado. Encontre uma hora diferente do dia ”, ela disse.

 

A segunda é o que o terapeuta sexual chama de "apenas faça isso".

 

Dra. Mintz diz que a pesquisa mostrou que a maioria das mulheres em relacionamentos de longo prazo deixam de se sentir espontaneamente excitadas.

 

Elas não percebem que o desejo sexual diminuído é esperado e acabam sentindo que algo está errado com elas, "nós achamos que primeiro precisamos nos sentir excitadas, depois fazer sexo. Mas não precisa seguir esse formato básico ”, explicou ela.

 

"Inverta a equação porque, depois de fazer sexo, você se sentirá excitado e todos esses hormônios serão liberados e você se sentirá bem quando estiver no momento."

 

 

COMO UMA BOA NOITE DE SONO MELHORA O SEXO PARA OS HOMENS

 

Falta de calafrios se traduz em falta de desejo sexual em ambos os sexos porque aumenta os níveis de cortisol, também conhecido como hormônio do estresse.

 

Embora isso possa afetar as mulheres, tem um efeito particularmente poderoso sobre a libido masculina.

 

Juntamente com o fato de que o sono insuficiente também diminui os níveis do hormônio sexual testosterona, o impacto é significativo.

 

Um estudo da Universidade de Chicago analisou o tempo e a qualidade do sono dos homens e descobriu que os homens que dormiram quatro horas apresentaram níveis T significativamente menores do que aqueles que dormiram oito horas.

 

O problema é que o cortisol e a testosterona funcionam uns contra os outros, de acordo com vários estudos.

 

Altos níveis de testosterona permitem que os homens diminuam a gordura corporal, construam músculos e mantenham uma alta libido.

 

O cortisol funciona exatamente do lado oposto e induz a quebra muscular e o ganho de gordura visceral, além de retardar o sistema imunológico.

 

Não dormir o suficiente também pode diminuir o funcionamento sexual dos homens, apontou a Dra. Mintz.

 

Um estudo realizado no Hospital Donaustauf, na Alemanha, em 2009, descobriu que os homens que sofrem de apnéia do sono são mais propensos a ter disfunção erétil e disfunção sexual geral.

 

 

SEXO BOM TAMBÉM MELHORA O SONO

 

Assim como um sono melhor pode levar a um sexo melhor, o inverso também é verdadeiro, tanto imediato como a longo prazo.

 

A razão é principalmente biológica. Após o orgasmo, nosso corpo libera um hormônio chamado oxitocina, também conhecido como o "hormônio do aconchego" (outros chamam de hormônio do amor).

 

A oxitocina desencadeia a sonolência imediatamente porque contraria os efeitos do cortisol.

 

A Dra. Mintz explica que o contato físico durante o sexo também podem ajudar a melhorar o sono a longo prazo.

 

"Quando você está tendo contato físico, você sente um estresse reduzido, que, por sua vez, ajuda a relaxar e, portanto, adormece", disse ela.

 

Estudos mostraram que o toque íntimo pode ajudar a baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca, aliviar a dor e reafirmar os laços dentro dos relacionamentos.

 

Há também benefícios específicos de gênero para como uma boa relação sexual nos ajuda a dormir.

 

Nas mulheres, o sexo aumenta os níveis do hormônio estrogênio. O estrogênio é um hormônio que mantém o sono e altos níveis demonstraram melhorar a qualidade do sono, reduzir o tempo para adormecer e aumentar a quantidade de sono REM (fase mais profunda do sono).

 

O efeito para as mulheres é de longo prazo. Há uma diminuição natural dos níveis de estrogênio depois que as mulheres entram na menopausa, e é por isso que as mulheres na pós-menopausa têm maior probabilidade de sofrer de insônia.

 

Para os homens, entre os muitos hormônios que liberam durante a ejaculação, um é um bioquímico conhecido como prolactina.

 

Os níveis de prolactina são naturalmente mais altos durante o sono, e pesquisas mostram que animais injetados com o produto químico ficam cansados imediatamente.

 

Fonte: DailyMail